Resenha Relações Líquidas Zigmund Bauman

374 palavras 2 páginas
Resenha: Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos
– Zygmunt Bauman
Ben Oliveira 4/22/2012 Livros

Comecei a ler hoje o livro Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos, escrito pelo sociólogo polonês Zygmunt
Bauman, e não consegui mais parar de ler. Na obra o autor trata sobre o amor líquido e as inseguranças dos relaciomanentos nos tempos atuais.

Segundo o sociólogo, os homens não têm mais mais vínculos e sentem a necessidade de se conectarem com outros indivíduos, porém ao mesmo tempo em que tentam se prender, estes laços são "frouxamente atados" para que eles possam ser desfeitos quando o cenário mudar.

Bauman explica que os seres humanos estão desesperados para relacionar-se, mas ficam desconfiados de estarem ligados, principalmente quando se trata de algo "permanentemente", pois podem trazer tensões desnecessárias. "Em nosso mundo de furiosa “individualização”, os relacionamentos são bênçãos ambíguas. Oscilam entre o sonho e o pesadelo, e não há como determinar quando um se transforma no outro" (BAUMAN, 2004).

Ainda de acordo com Bauman, os relacionamentos são uns dos principais motivos de procura por aconselhamento. As pessoas procuram encontrar soluções mágicas, como aproveitar os bons momentos evitando os tempos amargos, como descreve o sociólogo: "comer o bolo e ao mesmo tempo conservá-lo" (BAUMAN, 2004). Estes aconselhamentos também são vistos nos jornais quando as pessoas escrevem pedindo a opinião de especialistas, e as pessoas aprendem com a experiência de outros leitores. Só que para o sociólogo, às vezes, essas opiniões mais atrapalham do que ajudam.

Sobre a questão dos relacionamentos no mundo moderno líquido, o sociólogo Zygmunt Bauman deixa uma reflexão a respeito se as pessoas realmente querem o que dizem - estabelecerem um relacionamento ou querem saber como terminá-lo sem dor e com a consciência limpa?

Nos tempos atuais, o termo "relacionar-se" foi substituído por "conectar-se" e tal qual

Relacionados

  • TEMPO ESPAço O 1
    3261 palavras | 14 páginas
  • Capacidade Contributiva no IR
    5044 palavras | 21 páginas
  • A Cidade Antiga
    67292 palavras | 270 páginas