Resenha regimes de historicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA E DOCUMENTO

RESENHA DA OBRA: MITO E HISTÓRIA
FRANÇOIS HARTOG-REGIME DE HISTORICIDADE

Além de abordar questões capitais da cultura histórica que nos constitui, o artigo matiza oregime de historicidade que nos rege. Recuperando o conceito de regime de historicidade que nos remete a um alto significado e valor da historicidade, à temporalidade e suas modalidades, quantoà consciência desse campo historiográfico, intrínsecos aí os processos operacionais de memória esquecimento.
François Hartog em Mito e História discute alguns problemas ligados a historiografiaatual, principalmente no que se refere à ausência de ligações concretas entre o passado, o presente e o futuro no atual estágio de compreensão da História. Esta afastou a relação passado epresente na medida em que recusava cada vez mais a História Magistra- que pressupõe que o passado pode dar lições práticas ao pressente.
Tal distanciamento veio da consideração de que a humanidade seexpressa no passado de maneiras extremamente múltiplas, que cada ocorrência histórica é singular, e por isso, não pode ser útil a outras circunstâncias; dada tal variedade e singularidade doevento histórico não podemos sistematizá-lo, e assim ver através dele, como podemos não cometer os mesmos erros no presente.
Esse raciocínio é reforçado pela máxima de que toda História é umaconstrução do historiador, não há como recompor a História tal como aconteceu, só podemos dar interpretações, e estas estão sujeitas ao posicionamento do pessoal no presente.
Assim, escrever Históriapassou a ser nada mais do que falar da própria subjetividade a partir de documentos de um tempo e espaço bastante específicos da sociedade humana, buscando ao máximo não relacionar o momentohistórico do qual se fala a categorias mais amplas, ou dar ao passado finalidades práticas ao presente, que além de afastar o passado e o presente a História também perdeu a capacidade de...
tracking img