Resenha - Refundación del Estado en América Latina: perspectivas desde una epistemología del Sur

1141 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO ….....
Centro ….....
Disciplina de......
Docente …......
Discente......

RESENHA

Livro: SANTOS, Boaventura de Sousa. Refundación del Estado en América Latina: perspectivas desde una epistemología del Sur. Lima: Instituto Internacional de Derecho y Sociedad, 2010. (Parte I).

A questão se volta aos direitos continuamente violados dos povos indígenas que, desde a Revolução Francesa tem sofrido com o modelo ocidental imposto que sufoca a cultura de seus povos e tolhe os seus direitos. Não obstante a declaração dos direitos do homem e do cidadão, os métodos de pensamente e de coexistência foram imposto a tal modo que os direitos dos próprios índios de manter a sua identidade se perdeu.

No entanto, nas últimas décadas houve importantes reformas constitucionais nos países sulamericanos que tratam do multiculturalismo, direitos indígenas e o pluralismo jurídico, que vem reconhecer o direito à diversidade cultural dos indígenas, o pluralismo interno em uma redefinição do próprio Estado. Em verdade, há uma nova concepção de direitos humanos para os atuais direitos da natureza.

Muito embora os estados do sul sejam os primeiros a desenvolver esse tipo de pensamento, a ausência de imaginação sociológica que prospera no Norte impede que as política das lá elaboradas sejam aqui aplicadas, uma vez que não há uma comunhão de entendimento quanto as necessidades dos direitos da natureza, por exemplo. A história do colonialismo justificada na premissa de que os povos colonizados são seres inferiores e sem possibilidade de criar um nova formação de Estado, impede que os estados do Norte aceitem essas novas teorias.

O conhecimento daqui é tido como ignorância, razão pela qual se opta por desprezar os processos de conhecimento destes povos, ou seja, é uma cegueira que tem raiz histórica, os acontecimentos passados e os pretextos utilizados para a intervenção brutal na cultura, até os dias atuais impede que se assuma os movimentos dos

Relacionados