Resenha
O livro de Santaella, Lúcia “Por que as comunicações e as artes estão convergindo”?”, faz parte da coleção “Questões Fundamentais da Comunicação”, em seu primeiro capítulo denominado “ Pontos de partida para reflexões”, objeto desta resenha é como o próprio título sugere uma obra muito mais voltada para o levantamento de questões que servem para reflexão do que para a apresentação de respostas herméticas e conclusivas. O livro une duas áreas que têm caminhado juntas, mas que, nem porisso, têm sido suficientemente discutidas enquanto convergência.
Santaella em suas pesquisas exorta a década de 80 (Séc. XX) como de notável crescimento e complexidade para as comunicações das culturas humanas e propõe a divisão deste processo em seis eras:
“... a era da comunicação oral, a da comunicação escrita, a da comunicação impressa, a era da comunicação propiciada pelos meios de comunicação de massa, a era da comunicação midiática e por fim a era da comunicação digital.”(SANTAELLA, 2005, p.9)
A autora justifica que “processos comunicativos não são epifenômenos sociais” ao propor uma análise sobre a ponte que une comunicações e artes no desenvolvimento de forças produtivas e a relação econômica-políco-social das sociedades través dos tempos.
Destarte, torna-se relevante destacar algumas temáticas, tais como: contextualização histórica, belas artes, revolução industrial, pós-modernidade, semiótica e desterritorialização.
Uma das colocações interessantes, logo noinício, da leitura é a contextualização que a autora faz das artes visuais que, desde o mundo antigo (no Ocidente) até o Renascimento, eram consideradas:
“... de um lado, a cultura erudita, isto é a cultura superior das “belas artes” e das “belas artes”, privilégio das classes economicamente dominantes; de outro a cultura popular, produzida pelas classes subalternas responsáveis pela preservação ritualística da memória cultural de um povo. ”(2005, p.10)
Dessa forma, a visão que separava a [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Resenha reflexões artes e comunicações. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Reflex%C3%B5es-Artes-e-Comunica%C3%A7%C3%B5es/3155.html

MLA

"Resenha reflexões artes e comunicações" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Reflex%C3%B5es-Artes-e-Comunica%C3%A7%C3%B5es/3155.html>.

MLA 7

"Resenha reflexões artes e comunicações." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Reflex%C3%B5es-Artes-e-Comunica%C3%A7%C3%B5es/3155.html>.

CHICAGO

"Resenha reflexões artes e comunicações." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Reflex%C3%B5es-Artes-e-Comunica%C3%A7%C3%B5es/3155.html.