Resenha referente ao artigo “epidemiologia e saúde bucal coletiva: um caminhar compartilhado” de angelo giuseppe roncalli

1024 palavras 5 páginas
Resenha referente ao artigo “Epidemiologia e saúde bucal coletiva: um caminhar compartilhado” de Angelo Giuseppe Roncalli.

A epidemiologia estuda os fatores determinantes de saúde-doença, bem como aplica esses estudos no controle dos problemas de saúde da população. No campo da saúde coletiva, é bastante usado para planejar e avaliar os serviços de saúde. No Brasil, o uso da epidemiologia nos serviços de saúde é lei. Ela é o eixo estruturante para as estratégias de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
A saúde bucal coletiva ampliou a utilização da epidemiologia no campo da saúde. De excludente e focalizadora passou para o plano da coletividade, com o objetivo de criar um modelo mais eficiente, eficaz, efetivo e equitativo.
O uso da epidemiologia no Brasil ainda é limitado, seus dados são extraídos basicamente a partir de dados secundários produzidos pelos serviços de saúde ou pela geração de dados primários oriundos de pesquisas assistenciais em saúde bucal. Além disso, comparado aos países desenvolvidos, a produção de dados nacional é recente e só atingiu seu primeiro grande levantamento na metade da década de 80.
As principais experiências de produção de dados em nível nacional ocorreram em três levantamentos epidemiológicos em saúde bucal. Essas pesquisas foram realizadas pelo Governo com o objetivo de produzir dados que para registro histórico, que pudesse contribuir como base para a elaboração e avaliação de políticas públicas, como também para propor novos modelos metodológicos padronizados. Ao decorrer desses levantamentos, houve um acúmulo técnico-metodológico e o desenvolvimento do setor de saúde bucal dentro da política a nível nacional.
Em 1986 ocorreu a primeira grande experiência, conduzida pela Divisão Nacional de Saúde Bucal (DNSB), publicado em 1988. Esse levantamento fazia parte de uma proposta que incluía três grandes vertentes: os serviços de epidemiologia, os de programação e normas técnicas e os de recursos operacionais. Pela primeira

Relacionados