Resenha: RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora UnB, 2001, pp. 11-51.

Doutor em Filosofia e História pela Universidade de Colônia,Jörn Rüsen, autor do livro “Razão Histórica – Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica” desenvolve ao longo do texto o que são os fundamentos da ciência da história e logo após propõeuma discussão sobre os fundamentos que o pensamento histórico-científico se baseia.
Os fundamentos da ciência da história baseiam-se na questão da razão na história. Para Jörn Rüsen, essa base éinevitável, pois não há pensamento sobre a história que não esteja motivado pela carência de sentido. Porém essa razão não pode ser tratada somente como uma propriedade qualquer da história. Jorn Rusendeixa essa questão bem clara na seguinte passagem: “A perspectiva não será, pois, a de uma propriedade qualquer da história que se chamaria ‘razão’, mas a de saber como se constitui o pensamento sobre ahistória que se apresenta como ciência.” (p. 12)
A questão da razão é própria da ciência. E como a ciência da história é um ramo que trata a história de forma racional, então a questão da razão nãopode ser ignorada quando originada da carência de orientação da práxis humana. Sendo assim, a ciência da história, como Jörn Rüsen afirma, está entre “a cruz e a caldeirinha” pois a ciência não é omelhor ramo para responder questões de carência de sentido porém não pode ser deixada de lado pois move outras questões importantes.
A teoria da história, para Rüsen, consiste na análise da pretensãode racionalidade da ciência da história. No sentindo clássico de teoria, pode-se dizer que a teoria da história é uma “teoria” da ciência da história que significa a análise de um determinado conteúdobuscando suas determinações racionais. Essa teoria da história diante de determinadas estruturações do pensamento histórico, segundo Rüsen, se põe as condições da pesquisa histórica sem que ela seja... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 01). Resenha: rüsen, jörn. razão histórica.. TrabalhosFeitos.com. Retirado 01, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-R%C3%BCsen-J%C3%B6rn-Raz%C3%A3o-Hist%C3%B3rica/573133.html

MLA

"Resenha: rüsen, jörn. razão histórica." TrabalhosFeitos.com. 01 2013. 2013. 01 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-R%C3%BCsen-J%C3%B6rn-Raz%C3%A3o-Hist%C3%B3rica/573133.html>.

MLA 7

"Resenha: rüsen, jörn. razão histórica.." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 01 2013. Web. 01 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-R%C3%BCsen-J%C3%B6rn-Raz%C3%A3o-Hist%C3%B3rica/573133.html>.

CHICAGO

"Resenha: rüsen, jörn. razão histórica.." TrabalhosFeitos.com. 01, 2013. Acessado 01, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-R%C3%BCsen-J%C3%B6rn-Raz%C3%A3o-Hist%C3%B3rica/573133.html.