Resenha - "quem mexeu no meu queijo?"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“Quem mexeu no meu queijo?”
O nome do livro abordado é “Quem mexeu no meu queijo?”, escrito por Spencer Johnson, lançado em 2002 pela editora Record. Este trata de um assunto geral, que pode serinterpretado em diversas situações (profissionais ou pessoais). O assunto abordado é representado por quatro personagens: Hem, Haw (estes duendes), Sniff e Scurry (estes ratos). É um livro que temcomo intuito realizar uma ponte entre fábula e vida real.
Este livro é divido nas seguintes partes: a reunião, a história e o debate. A história em si, surge a partir das situações compartilhadas porvelhos amigos de classe, e por fim, acaba ajudando cada um deles de diversas formas. A história é bem compreendida ao acompanharmos individualmente cada frase escrita nas paredes pelos personagens,analisando o contexto literário e comparando-o com o real.
O foco do grupo foi a seguinte frase: “Cheire o queijo com frequência para saber quando está ficando velho”. Chegamos ao consenso de queessa frase expressa que temos que estar atentos às mudanças, pois, elas sempre ocorrem. Percebemos que o livro em si trata da reação provocada por uma mudança, consequentemente a forma com que nosapegamos a algo a ponto de provocar tal reação. Criar um vínculo restrito com algo (neste caso ilustrado pelo queijo) não é recomendado, pois temos que ter a noção de que o mundo está em constantemovimento, e temos que acompanha-lo de acordo com a evolução de nossos objetivos. Logo, essa metáfora criada por Spencer Johnson trata o queijo como nossos objetivos (o que buscamos) e o labirinto como ocenário de nossa busca, sujeito a mudanças repentinas, ou nem tanto.
Este livro é excelente, pois trata de um assunto delicado de forma simples, e muito aproveitável. Nosso grupo teve aoportunidade de analisar várias ações tomadas por membros do próprio, revendo nossas atitudes. Dessa forma, tendo enorme aprendizado, recomendamos a todos que procuram uma história cativante, aproveitadora e...
tracking img