Resenha. quem mexeu no meu queijo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem Mexeu no meu Queijo?

                                     ODINEI MACIEL1

JOHNSON, Spencer. Quem mexeu no meu queijo? 64ª Ed-Rio de Janeiro: Recorde. 2010.
         
          O autor Spencer Johnson, descreve o livro “Quem mexeu no meu queijo?” comentando e enfatizando sobre aprobabilidade das mudanças de nossas vidas no nosso cotidiano. Destacou sobre o quanto o indivíduo pode melhorar a situação em que se encontra e facilitar a busca pelos seus objetivos, preparando-se indiretamente para as mudanças que estão sujeitas a sofrerem no decorrer do seu percurso. Em síntese, o livro é uma relação entre o ser humano e seu cotidiano relatando  o quão  difícil é percebemos asmudanças  e nos adaptarmos a ela com tanta facilidade.
         O livro conta a historia de quatro personagens. Sendo de um lado dois ratinhos, onde um tinha a característica especial de “farejar” o local e sua situação e o outro de agir com sagacidade e ousadia. Procuravam perceber as mudanças e simplificar a sua adaptação diante delas não se apegando tanto ao lugar e sim  no que era maisimportante  para eles.
         Do outro lado, dois duendes seres tão pequenos quanto os ratos. Estes, ao alcançar seus objetivos se acomodavam não dando a mínima importância para as pequenas mudanças do seu dia a dia, o que veio a leva-los  à “falência do queijo”, e a procura por um novo queijo. O queijo é a figura de estilo de nossas metas e objetivos e o labirinto  os obstáculos e dificuldades  queaparecerão no decorrer de nossas vidas.
       Faz com que vejamos  ensinamentos em nossa vida pessoal e também na profissional. Estes podem ser utilizados em nosso meio social e familiar, nos espelhando em lições de vidas construtivas, embora muitas vezes  iremos  nos deparar com transformações e desilusões. No entanto, estamos sempre nos acostumando com o prático e acomodado ato de rotina,com atos de sempre  sem pensar em mudanças.  Mesmo surgindo novidades é ai que vemos que não estamos preparados para enfrenta-la. Sendo o  objetivo  nos mostrar que  caminhos diferentes virão a serem enfrentados e mesmo que haja obstáculos ele continua  nos encorajando para seguirmos em frente, isso é só  mais uma oportunidade  nova que teremos, ou seja, uma porta nova se  abre, embora seja uma chancepara tentar atingir o objetivo que tanto se almeja, nos depararemos com vitórias e decepções pelo caminho.
        Sempre  pelas manhãs, os quatro personagens saiam para correr pelo labirinto em busca do queijo. Muito embora o caminho para o objetivo fosse muito escuro e assustador, que por vezes chegavam a pensar em voltar e não prosseguir para o destino, mas precisavam vencer o medo. Adiferença entre as duplas é que os ratos sabiam juntar suas habilidades facilitando assim os seus esforços pela procura dos seus ideias, e ao encontrarem o queijo, pensavam em  levar uma vida mais tranquila, porem permaneceram sempre atentos nas pequenas mudanças. Quando os ratinhos perceberam que o estoque estava diminuindo, prepararam-se para o inevitável. Eles  sabiam que a solução era simples: era sósair pelo labirinto à procura de novos queijos para os saciá-los.
          Ao contrario disso, os duendes ao encontrar o caminho até o posto de queijo, acabaram acomodando-se. Seguiam uma mesma rotina diariamente, despreocupando-se com as pequenas alterações, mas quando deram conta de si já estavam sem queijo, e o labirinto havia mudado e os duendes ainda não haviam se adaptado a ele. Por estaremdespreparados para aquilo, levaram um grandioso tempo para se decidirem o que fazer, quando finalmente veio a decisão da parte de um deles e decidiu mudar de atitudes e pensamentos. Momento em que seu parceiro ficara reclamando e questionando a injustiça do seu precioso queijo ter sumido, resolveu se adaptar às mudanças e sair em busca de um novo queijo, dando ai um novo rumo a sua vida.
   ...
tracking img