Quanto vale ou é por quilo?

Dirigido pelo cineasta paranaense Sergio Bianchi, “Quanto vale ou é por quilo?” faz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da misériapelo marketing social, formando assim uma solidariedade de fachada. Tudo é mostrado em paralelo, o passado e o presente, mostrando que a exploração ao negro do passado, se reflete na do pobre dopresente. O elenco conta com estrelas de primeiro escalão como: Milton Gonçalves, Zezé Motta, Ariclê Perez, Herson Capri, Caco Ciocler, Cláudia Mello, Caio Blat, Lázaro Ramos, Bárbara Paz, Leona Cavalli,Joana Fomm.
O foco central do filme gira em torno da exploração com que o rico faz sobre o pobre, a ganância em se obter lucro faz com que o mesmo passe por cima de princípios morais, assim como osenhor feudal passava no passado, porém agora de forma velada. Até as ONG’s, que poderiam mudar a vida de vários necessitados, tem seu lado podre desviando verbas e tirando do pobre que nada tem etransferindo para o rico que cada vez tem mais.
Mais de 10.000 crianças são abandonas no Brasil e mais de R$ 100 milhões são arrecadados por ONG’s ao ano. Dinheiro este que seria suficiente para a mudançade vida destas crianças, porém as ONG’s que deveriam fazer diferença neste país onde o governo não funciona, agem da mesma forma que os governantes, visando apenas seus interesses pessoais. Em queseria aplicado todo o dinheiro? Na miséria dos pobres é que não é, talvez sim na miséria de caráter que estes ricos possuem.
O passado reflete no presente e futuro. A escravidão que pensou-se estarextinta, ainda existe e está contida no nosso dia-a-dia, como o caso da senhora que trabalha para a madame mais do que deveria e com uma remuneração abaixo do preço de mercado, simplesmente porprecisar. Cenas ainda que mostram o caçador de escravos se igualam hoje ao matador de aluguel, que age à mercê do rico, realizando tais funções pelo fato de precisar sustentar sua família. O filme mostra... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Resenha: quanto vale ou é por quilo?. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Quanto-Vale-Ou-%C3%A9-Por/9108.html

MLA

"Resenha: quanto vale ou é por quilo?" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Quanto-Vale-Ou-%C3%A9-Por/9108.html>.

MLA 7

"Resenha: quanto vale ou é por quilo?." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Quanto-Vale-Ou-%C3%A9-Por/9108.html>.

CHICAGO

"Resenha: quanto vale ou é por quilo?." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Quanto-Vale-Ou-%C3%A9-Por/9108.html.