Resenha psico e religiao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA:CIÊNCIA PSICOLOGIA E RELIGIÃO
A Ciência e a religião são vistas como um problema em áreas ocidental moderno, as mesmas são conflitantes.
Vemos o psicólogo James seu interesse não estavaem religiões organizadas ou instituições, mas nos sentimentos e atos que cada um experienciava em sua relação com o que considerava divino. A obra aborda a singularidade das experiências místicas,mencionando que seu significado era pessoal e dificilmente transferível através de linguagem.
Segundo James, a experiência religiosa poderia levar a um estado de satisfação e contentamento, além depromover uma perspectiva mais alegre e otimista do mundo e do futuro. Por essa razão, considerou que o sentimento religioso pode ser útil, sendo mais uma dimensão da experiência humana. A experiênciareligiosa ou mística seria verdadeira enquanto ferramenta útil para determinados fins. Assim, o autor defende que a religião é um fenômeno real, no sentido que seu simbolismo evoca sentimentos e açõesconcretas, que não deveriam ser ignorados pela ciência.

Wilhelm Wundt (1832-1920), fisiólogo alemão da Universidade de Leipzig e pioneiro da Psicologia Experimental, cria o primeiro laboratório pararealizar experimentos na área de Psicofisiologia, fato que pode ser considerado o início da psicologia como ciência independente.
Wundt desenvolve a concepção do paralelismo psicofísico, ou seja,acreditava que havia fenômenos do mundo físico, constituídos pelo corpo, e fenômenos do mundo mental, constituídos pela mente.
Seu status de ciência é obtido à medida que se “liberta” da Filosofia, edesta forma sob os novos padrões de produção de conhecimento, passam a :
- definir seu objeto de estudo ( o comportamento, a vida psíquica, a consciência);
- delimitar seu campo de estudo,diferenciando-o de outras àreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia;
- formular métodos de estudo deste objeto;
- formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.
Essas...
tracking img