Resenha - Progrmas e QVT

878 palavras 4 páginas
PROGRAMAS E AÇÕES EM QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: POSSIBILIDADES E LIMITES DAS ORGANIZAÇÕES

REVISTA ELETRONICA FAFIT / FACIC
Everton Fernando Alves - UNEP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Brasil;
Dr. Fábio Paixão – Clinica de Cirurgia Plástica – CCPDFP – Maringá - Brasil

A promoção de ações e programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), dentro das organizações ao longo dos anos, vem trazendo a possibilidade de desenvolver e manter a motivação e o comprometimento dos colaboradores. O presente artigo nos mostra as possíveis ações e programas de promoção da QVT com o propósito de melhorar a saúde do trabalhador e o ganho das empresas.
Os assuntos destacados em Qualidade de Vida no Trabalho são bem amplos, onde abordou-se alguns que fazem-se necessários a fim de colaborar para o melhoramento da QVT. Sabe-se que atualmente precisa-se ser feliz para também poder ser produtivo, como dizem, qualidade gera cada vez mais qualidade e as pessoas num geral consideram o trabalho a fonte de sua identificação pessoal. As empresas estão tendo de se preocupar cada vez mais com o tratamento em relação às pessoas, por estarem num meio de alta competitividade e modernização, tendo em vista que dependem extremamente delas para o alcance de seus objetivos e metas. Portanto a QVT depende de como cada pessoa interage com o seu meio, sendo que não depende somente da organização, e sim depende também do próprio indivíduo.
O ambiente ao qual as pessoas estão inseridas, o ambiente de trabalho principalmente, tem de estar de acordo com as necessidades físicas e psicológicas para que possa ter uma qualidade de vida considerável, pois, o trabalho é o local onde se passa a maior parte do tempo. Em uma visão geral e para que isso aconteça a ergonomia assume, cada vez mais, o papel de extrema importância dentro das empresas, quando inter-relaciona a qualidade do produto e dos processos a um aumento de produtividade e melhoria nas condições de trabalho. Se por

Relacionados