RESENHA- PREPARO DE ARMADURAS PARA CONCRETAGEM

290 palavras 2 páginas
Sistema FIEB - SENAI
Curso Técnico em Edificações
Disciplina: TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURA DO CONCRETO.
Discente: Keilla Calmon

RESENHA- PREPARO DE ARMADURAS PARA CONCRETAGEM

Uma montagem correta das armaduras é fundamental para assegurar um bom cobrimento de concreto, uma vez que a perfeita cobertura garante a durabilidade da Edificação.
Utilizar os vergalhões com bitola certa, amarrar corretamente as barras de aço e garantir o espaçamento correto das armaduras de acordo com o desenho do projetista, evitam que a armadura fique exposta e com o tempo sofra corrosão. Distanciadores também ajudam a manter os ferros na posição certa, mesmo sob o peso do concreto fresco.
Seguindo a linha de preparo de armaduras para concretagem têm-se primeiramente a colocação das fôrmas, sendo que as mesmas devem estar no prumo e nível certos, logo após inclui-se a montagem das armaduras que devem ser realizadas sobre um cavalete e no caso de lajes, diretamente sobre as fôrmas ou realizar o serviço em uma central de armaduras para controlar melhor o trabalho. O passo seguinte é a colocação dos espaçadores ou distânciadores uniformemente por todo o elemento estrutural.
Com a armadura e os espaçadores devidamente colocados, pode-se iniciar a concretagem, atentando sempre para a utilização dos epi’s.
Importante ressaltar que a norma de estruturas 6118 determina quanto deve ser o cobrimento mínimo das armaduras. A camada de concreto aumenta conforme a agressividade do local, variando entre fraca, moderada, forte e muito forte. Por exemplo, uma obra à beira-mar ou exposta a produtos químicos, como armazéns, tem mais risco de corrosão do que outra construída em uma área rural.

Relacionados

  • Portifólios
    9365 palavras | 38 páginas
  • engenharia civil
    52800 palavras | 212 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas