Resenha - preconceito linguistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Português Instrumental






Resenha sobre o tema: “Preconceito Lingüístico” de Carlos Bagno















Aluno: Genilson Jose da Silva
SertâniaPE, 2010
BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico – o que é, como se faz. 49ª edição. São Paulo:  Loyola, 2007.

Marcos Araújo Bagno é um professor, linguista e escritor brasileiro. Éprofessor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasilia, doutor em filologia e lingua portuguesa pela Universidade de Sao Paulo, tradutor, escritor com diversos prêmios emais de 30 títulos publicados, entre literatura e obras técnico-didáticas. Atua mais especificamente na área de sociolinguistica e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagogicas sobre o ensinode portugues no Brasil. Dentre outras de igual importancia, escreveu as seguintes obras:
- Português ou brasileiro? Um convite à pesquisa (2001)
- Norma lingüística (org.) (2001)
- Lingüística danorma (org.) (2002)
- Língua materna: letramento, varição & ensino (org.) (2002)

Este importante livro retrata a imensa discriminação sofrida pelo povo brasileiro em relação à diversidade danossa língua. Mostra ao leitor a forma preconceituosa com que a grande mídia e mais alguns escritores desconsideram que temos nossa própria gramática, persistindo em atrelar nosso português brasileiro aoque é falado em Portugal. O objetivo principal do autor é mostrar que o português brasileiro não se restringe as formalidades determinadas pela norma culta, mas que o que é pronunciado por umagricultor analfabeto no nordeste ou por um peão mato-grossense, do ponto de vista lingüístico, é tão legitimo quanto o que é dito por um jornalista da rede globo, ou mesmo um doutor em línguas.

Divididoem quatro capítulos, este livro faz no primeiro, uma abordagem sobre A Mitologia Do Preconceito Lingüístico, onde, apesar da existência de uma forte tendência em abolir as mais variadas formas de...
tracking img