Resenha preciso ensinar o letramento?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Preciso ensinar o letramento?

Por Claudia Cristina C. de Proença





O livro Preciso ensinar o letramento? , de autoria de Ângela B. Kleiman, explica que Letramento é umconceito criado para referir-se aos usos da língua escrita não somente na escola , mas em todo lugar. E que o conceito de letramento surge como uma forma de explicar o impacto da escrita em todas asesferas de atividades e não somente nas atividades escolares.

Na introdução, a autora afirma que o objetivo deste volume, que faz parte da coleção “Linguagem e Letramento em Foco”, é apontarfacetas dos usos da escrita que são relevantes para o trabalho com leitura, mas que têm sido negligenciadas na formação do professor.

No primeiro capítulo do livro O que não é letramento, AngelaB. Kleiman explica que não existe um método específico de letramento e que, qualquer que seja o método de ensino da língua escrita, ele é eficiente na medida em que se constitui na ferramenta adequadaque permite ao aprendiz adquirir o conhecimento necessário para agir em uma situação específica. A autora também afirma que apesar do letramento não ser alfabetização, a alfabetização é inseparáveldo letramento, e que apesar de ser necessária para que alguém seja considerado plenamente letrado, isto não é o suficiente. A alfabetização tem características específicas, diferentes das doletramento, mas é parte integrante dele. Angela diz também que o letramento não é uma habilidade, embora envolva um conjunto de habilidades e de competências e que ensinar o letramento implica uma ação queninguém poderia fazer, pois envolve múltiplas capacidades e conhecimentos para mobilizar essas capacidades.

No segundo capítulo, O que é, então, letramento?, a autora exemplifica como surgiu oconceito de letramento contando uma breve história. A seguir ela faz algumas comparações entre as diferenças mais relevantes entre as práticas letradas dentro e fora da escola mostrando alguns...
tracking img