Resenha Positivismo Historicismo

1542 palavras 7 páginas
Universidade do Estado do Pará
Centro de Ciências Sociais de Ensino – CCSE
Curso de Licenciatura Plena em História

Daniel Mozart Almeida Amarante

Resenha sobre Positivismo e Historicismo

Belém
2014

Daniel Mozart Almeida Amarante

Resenha sobre Positivismo e Historicismo

Resenha apresentada ao Curso de Licenciatura Plena em História da Universidade do Estado do Pará como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Teoria da História.

Belém
2014
Barros, José D’Assunção. Teoria da História – 3ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes; 2013.

No livro Teoria da História o autor José D’Assunção Barros faz um estudo sobre duas ideologias sociais que surgiram no início do século XIX, o Positivismo e o Historicismo. Identificando as suas origens, métodos de pensamentos, formas de compreensão da sociedade, as divergências que uma doutrina tem com a outra e quais as suas influências para a formação das sociedades atuais.

O autor inicia a análise do Positivismo destacando os pensadores e suas ideias filosóficas que propiciaram a criação da ideologia em questão. O Positivismo recebe alguns ideais do movimento iluminista, com o exemplo dos do Barão de Montesquieu, o qual tinha uma obsessão em localizar os pontos de vistas, padrões universais nas diversificadas culturas e sociedades. Entra em cena também Immanuel Kant dizendo (1990): “Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado.”, este pensador, por sua vez, com a sua filosofia histórica vem a acrescentar na busca pelas “leis gerais” o racionalismo, afirmando que é necessária a “história universal e geral” e também o estudo para compreender a racionalidade implícita nas ações humanas. Outro nome importante a ser citado seria Friedrich Hegel, esse filósofo já denomina a história como “marcha da Razão”, introduzindo a chance de existir um poder divino, de forma alguma teologicamente, conduzindo o mundo, e ainda faz

Relacionados