Resenha Polan Laki

412 palavras 2 páginas
O autor vê a solução para o subdesenvolvimento rural no aprofundamento de conhecimentos uteis que viabilizam a correção de ineficiências no campo. No segundo texto, ele analisa minunciosamente os métodos pelos quais esses conhecimentos seriam aplicados e de que forma os extensionistas poderiam solucionar a problemática no campo.
O obra “O livro dos pobres” foi escrita por Polan Lacki, engenheiro agrônomo e conhecedor das reais dificuldades encontradas pelo agricultor no campo. Ele trabalhou como extensionista junto aos agricultores mais pobres do Brasil, foi então que percebeu que esperar apoio estatal era perda de tempo. Polan Lacki concluiu que era necessário oferecer ao produtor rural soluções acessíveis para aumentar a produção e consequentemente sua renda.
A partir de tal constatação, Polan Lacki passou a ocupar-se em encontrar métodos para erradicar a pobreza rural, propondo que fossem passados aos agricultores conhecimentos adequados que pudessem compensar a insuficiência dos recursos produtivos.
Em seu texto “A educação e o subdesenvolvimento rural: Jardins Suspensos da Babilônia ou hortas caseiras? Ensinar o exótico ou o ÚTIL e APLICÁVEL”, o autor critica o conhecimento passado no decorrer do ensino fundamental e mostra um grande abismo entre teoria e realidade.
É importante que desde cedo a criança não tenha apenas a visão teórica do mundo fora de sua realidade, mas que possa adquirir conhecimentos compatíveis com sua vivência e que a partir dos mesmos tenha ferramentas para solucionar problemas no campo.
Polan Lacki mostra a fundamental importância de ensinar as crianças desde cedo como lidar com problemas no campo. Ele defende o aprofundamento de um conhecimento que seja útil e aplicável a sua realidade, afim de resolver ineficiências que estagnam o desenvolvimento rural.
O texto “Equidade e rentabilidade: com mais recursos ou com melhores conhecimentos?” também do autor, trata da necessidade de modernização do agricultor. No entanto, com a

Relacionados