Resenha . plano de carreira foco no individuo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
O livro Plano de Carreira : Foco no indivíduo possui oito capítulos, com conteúdos perfeitamente interligados , facilitando a leitura e o entendimento. Ao final do livro , são apresentados um glossário , com as definições dos principais termos técnicos utilizados no texto , bem como as referências bibliográficas.


Credenciais do autor
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira é graduado,pós-graduado, mestre , doutor e livre-docente em administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo(FEA/USP).Foi professor de carreira(aposentado) de graduação e pós-graduação da referida faculdade.Foi professor de carreira(concursado) dos cursos de graduação e pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas(FGV). Exerce atividade como consultor emplanejamento estratégico, estrutura organizacional e sistema de informações gerenciais, sendo diretor da PLANOS.














Resenha crítica
Capítulo 1 - Neste capitulo, o autor aborda à definição, a amplitude e a necessidade de um Plano de carreira , pelo lado dos profissionais e das empresas contratantes.
Segundo o autor a melhor definição para plano de carreira seria a de umconjunto planejado, estruturado e sustentado de estratégias que consolidam a realidade evolutiva de cada indivíduo, de forma interativa com as necessidades da empresa e das comunidades onde elas atuam.

“Se não se sabe onde quer chegar , qualquer lugar serve.Daí a necessidade de um plano de carreiras.”
Além de o plano de carreiras focar o direcionamento de esforços para o desenvolvimentoprofissional. ele , pela sua própria amplitude, facilita para que as pessoas identifiquem outros conhecimentos necessários a maiores velocidade e qualidade nos seus desenvolvimentos profissionais.
Tendo em mãos algo escrito e detalhado se torna mais fácil a alteração no rumo profissional, porem planos de carreira com algumas alternativas provocam uma confusão mental no processo decisório dessas pessoasmas, muito pior, é elas não terem plano algum. Alem disso o plano de negocio tem como objetivo dar mais segurança a pessoa e propiciar um amplo debate da vida profissional das pessoas(debate com parentes , amigos e colegas do leitor, consolidando um aprimoramento em tempo real de várias idéias e análises colocadas no plano).
Na FASE FOCO ESTRATÉGICO (estratégico: adjetivo relativo a estratégia; emque há ardil/astúcia) o objetivo é coletar informações para a tomada de decisão sobre a gestão de desempenho. Para tanto, são propostas atividades de detecção de sinais sobre mudanças de mercado, regulamentações, e outras tendências. Nesta fase foi evidenciada a necessidade de alinhar o processo de entrega de serviços com os objetivos estratégicos definidos pela empresa de diferenciação através daqualidade dos serviços com foco na satisfação do cliente.
Quando se vai desenvolver um plano de carreira é necessário algumas precauções como:
Os profissionais precisam ter competências que sejam canalizadas para a geração de negócios para a empresa. São pré-requisitos: agilidade, coletividade e capacidade de gerar valor agregado ao produto. O profissional hoje precisa ser multifuncional, terhabilidade para trabalhar em equipe e ter uma série de atitudes resultantes de uma vertente ética pesada. Que seja capaz de compatibilizar inteligência, experiência e expertise, transformadas em valores éticos, e que tenha uma visão global mesmo que ele não trabalhe fora do país. Ao lado disso, ele precisa ser capaz de entender as estratégias de sua empresa, capaz de se auto-liderar a ponto defazer parte dos grandes desafios que as empresas enfrentam, que são produzir mais com cada vez menos recursos de forma sustentável, recorrente, com responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente. Estes são os caminhos que temos que tentar completar. Isso é o que cada um de nós terá que prover para garantir a própria empregabilidade. Eu preciso de uma empresa que seja socialmente justa,...
tracking img