Resenha planejamento arturo escobar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE BACHARELADO EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO EM GEOGRAFIA
PROFESSOR: LUIZ ANTONIO

João Paulo Martins MarquesPLANEJAMENTO
Arturo Escobar


No presente texto Arturo Escobar aborda o conceito de planejamento e como o mesmo foi utilizado ao longo das décadas para inserir o modo de vida e economiacapitalista em países considerados de “Terceiro Mundo”. Primeiramente faz uma contextualização de como o planejamento surgiu na Europa para, em um segundo momento tratar do planejamento na Ásia eAmérica Latina.
O crescimento das cidades na Europa foi um dos fatores que culminaram no surgimento do planejamento pelo Estado. Neste momento, as cidades industriais viviam com diversos problemassociais e estruturais. Com isto, surgiu o planejamento urbano com a finalidade de organizar a cidade para solucionar problemas estruturais; o planejamento social para promover o bem-estar da população efoi introduzida uma economia moderna para solidificar o mercado e romper com a política clássica.
À medida que o planejamento foi implementando nas cidades européias, tradições e identificaçãocom o lugar da população foram sendo destruídas, pois o planejamento visa homogeneizar a população para que esta seja mais fácil de ser trabalhada e dominada. Para que fosse regulamentada a dominaçãodas pessoas, foram criadas leis e normas para que fossem seguidas, não levando em consideração suas tradições e individualidades.
Deve-se lembrar que todas as normas e mudanças tanto sociais,quanto econômicas não surgiram naturalmente no cotidiano das pessoas. Para que isto fosse inserido na sociedade foram necessárias “operações ideológicas e materiais complexas” (ESCOBAR, 1992).Escobar (1992) sintetiza a idéia de planejamento no seguinte parágrafo:
“O planejamento requer, inevitavelmente, uma normatização e uma padronização da realidade, que, por...
tracking img