Resenha pierre levy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cibercultura

A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. A Cibercultura não deve ser entendida comouma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna) e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes,voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.

Cibercultura – Pierre Levy

O livro de Pierre Levy tem por objetivo demonstrar que a época que vivenciamos nos propõe um novo espaço de comunicação e é necessário saber os pontos positivos em que eles são úteis a tudo que se referea vida cotidiana sendo ela na política ou na cultura.
Compara a cibercultura com o rock dos anos 50 pois ambos sofrem desprezo de muitas partes e apesar disso nada impediu que o rock ou a musica pop dos anos 70 fossem porta voz de uma juventude mundial na qual contribuiu para o fim da guerra do Vietnã , não resolveram o problema da fome mas foram de extrema importância para uma grande massapopular relatar o seu descontentamento com o momento presente.
Assim ocorreu também com o cinema que foi culpado por mecanizar as massas por intelectuais que seriam porta voz da cultura, e hoje é reconhecido como uma arte completa e legitimo de todas as formas culturais possíveis, e esse estranhamento e renuncia aparece hoje com as novas praticas sociais, não que tudo que esteja presente nas redesdigitais é bom, mas é necessário estarmos abertos para o novo para então compreende-lo e ao invés de criticar como algo não humano, somente com o estudo de suas positividades será possível humanizar essas praticas para que não se torne algo mecânico que serve apenas para deixar claro a diferença de classes, é necessário ver alem da critica e dos lucros imensos que uma companhia telefônica recebe porexemplo, não é motivo para odiarmos o telefone, ele ainda é um comunicador universal. As técnicas projetam no mundo material nossas emoções, intenções e projetos, os instrumentos que construímos nos dão poderes, coletivamente responsáveis, a escolha esta em nossas mãos.
O ciberespaço é uma rede, um novo modo de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores determinando a infra-estrutura da comunicação digital, cibercultura é o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de praticas, pensamentos, valores, que se desenvolvem juntamente com o ciberespaço.


As Artes do Virtual

Neste capitulo o intuito é explorar a dimensão artística ou a estética da Cibercultura e analisar as novas modalidades de produção e recepção das obras do espírito, a questão artísticaserá abordada sob o ângulo da pragmática.

Os gêneros próprios da cibercultura são bem diversos: composições automáticas de partituras musicais “Tecno” que são parte de um arranjo de musicas já existente com sistemas de vida artificial ou de robôs autônomos, hibridação do real com o virtual, mas apesar de variado existem algumas características particulares da cibercultura.
Uma delas é aorganização de processos de criação coletiva, onde o espectador é chamado a intervir diretamente na atualização, colaboração entre artistas e engenheiros, tanto a criação coletiva como a participação dos interpretes caminham lado a lado com uma terceira característica, a criação continua. A obra virtual é aberta e, portanto suscetível a atualizações que nos relevam novos aspectos, tornando um ciclo no...
tracking img