Resenha peter drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A obra sociedade pós-capitalista de Peter Drucker,foi publicada em 1993, e mostra como as transformações do mundo atual, afetam e poderõ afetar nas próximas décadas a sociedade, a economia, as empresas e a política. Além disso a obra examina os grandes saltos do passado, como a Revolução Industrial, Revolução da Produtividade e a Revolução Gerencial. Focaliza os maiores desafios dopresente, e indica os caminhos das pedras para a reestruturação do Estado e das corporações, a fim de que possamos construir um futuro melhor.
Peter Drucker nasceu em Viena, Austria, emigrou para os Estados Unidos da América em 1937, onde atuou como economista antes de optar pela carreira de consultor para grandes empresas e professor de administração e ciências sociais na Universidade de NovaYork(1950-1971) e na Drucker School of Management em Claremont, California(a partir de 1971).
Nesta obra Drucker tem como idéia central a transição da sociedade capitalista para a sociedade pós-capitaliza, identificando o conhecimento como principal recurso da sociedade.
O livro Sociedade pós-Capitalista é um reforço de outra obra de Drucker(“The Age Descontinuity”), que foi publicada em 1969,que fala pela primeira vez na emergência de uma nova sociedade baseada no conhecimento.
A obra possui doze capítulos que nos permite reflexão nas principais mudanças ocorridas na estrutura social e política da sociedade nos últimos anos.
Na sociedade pós-capitalista o conhecimento é a pedra fundamental, e com ele surge os trabalhadores do conhecimento.
Partindo da metodologia de Toulmin (inHart, 1998) o pensamento de Drucker nesta obra estrutura-se da seguinte forma:
Clain: transição da sociedade capitalista para a sociedade pós-capitalista
Evidence: identificação do conhecimento como o recurso fulcral da sociedade pós-capitalista (considera que o conhecimento estrutura a sociedade e as suas organizações sociais, políticas e económicas)
Warrant: A sociedade não se caracterizapor um estado intemporal. Esta está em constante evolução, estimando Drucker que a ruptura com os princípios-base da sociedade vigente ocorrem a cada dois séculos.
Backin: As mutações que caracterizam a transição das sociedades estão associadas à visão da sociedade, nomeadamente, aos seus valores, estrutura social, política e econômica.
Drucker foi o primeiro autor a falar e utilizar ostermos”trabalho do conhecimento”, “trabalhadores do conhecimento”, “trabalhadores do serviço”, na sua obra The New Society(1949), bem como o conceito de Sociedade das Organizações”, no seu livro The Age of Descontinuity(1969). Mais tarde na sua obra The New Realities(1989), fala do colapso do marxismo bem como sua ideologia e do comunismo como sistema. A publicação destas três obras, marca segundo o autor,o fim da Era Capitalista/marxista e a entrada na era pós-capitalista.

A passagem para a sociedade do conhecimento

A mudança para sociedade pós-capitalista teve início pouco depois da Segunda Guerra Mundial.
A falência moral, política e econômica do marxismo como ideologia e o comunismo como sistema social, também estão tornando obsoleto o capitalismo. O recurso econômico básico, não émais o capital, nem os recursos materiais, nem a mão-de-obra. Ele é, e será o conhecimento.
É através da produtividade e inovação que o conhecimento e criado e aplicado ao trabalho.Os grupos sociais dominantes passa a ser os trabalhadores do conhecimento, ou seja aqueles que sabem alocar o uso do conhecimento à produtividade.
Drucker destaca as principais mudanças ocorridas na transição dasociedade capitalista para a sociedade pós-capitalista, que são a produtividade do conhecimento, o trabalho do conhecimento e a emergência de uma nova classe social constituída por trabalhadores do conhecimento e trabalhadores dos serviço

Sociedade

Subjacente as três fases na passagem para o conhecimento, a Revolução Industrial, a Revolução da Produtividade e a revolução Gerencial, está uma...
tracking img