Resenha pesquisa quali

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto “ A Pesquisa Qualitativa e a História de Vida” de Maria Angela Silveira Paulilo destaca a importância da pesquisa qualitativa e aborda a história de vida como uma de suas ferramentas mais valiosas quando se trata de analisar o que é comum entre a vida individual e o contexto social.
A autora do referido texto afirma que a pesquisa qualitativa trabalha com valores, crenças, hábitos,atitudes, representações, opiniões e adequa-se a aprofundar a complexidade de fatos e processos particulares e específicos a indivíduos e grupos e consegue-se através dela penetrar nas intenções e motivos, a partir dos quais ações e relações adquirem sentido. Sua utilização é, portanto,indispensável quando os temas pesquisados demandam um estudo fundamentalmente interpretativo.
Uma críticaconstante à abordagem qualitativa é aquela que diz respeito ao rigor do método utilizado, nesse sentido se faz necessário visualizar a ciência como produto social, histórico e em processo de formação e que toda discussão aberta de demarcação científica trará mais problemas que soluções uma vez que a ciência dá soluções apenas à medida que levanta sempre novos problemas.
Dessa forma, segundoPaulilo(1999) são vastos os métodos e as técnicas de coleta e análise de dados em uma abordagem qualitativa e, entre eles, a história de vida ocupa lugar de destaque. Através da história de vida pode-se captar o que é comum entre o individual e o social, assim como permite que elementos do presente fundam-se a evocações passadas.
A história de vida pode ser, desta forma, considerada instrumento privilegiadopara análise e interpretação, na medida em que incorpora experiências subjetivas mescladas a contextos sociais. Ela fornece, portanto, base consistente para o entendimento do componente histórico dos fenômenos individuais, assim como para a compreensão do componente individual dos fenômenos históricos. A história de vida é, geralmente, extraída de uma ou mais entrevistas denominadas entrevistasprolongadas, nas quais a interação entre pesquisador e pesquisado se dá de forma contínua.
No âmbito das representações e da produção de sentido, as entrevistas são tratadas como encontros sociais, nos quais conhecimentos e significados são ativamente construídos no próprio processo da entrevista; entrevistador e entrevistado são, naquele momento, co-produtores de conhecimento. Participação,neste nível de interação, envolve ambos em um trabalho de produção de sentido, trabalho no qual o processo de produção de sentido é tão importante para a pesquisa como o é o sentido produzido. Entre as técnicas de tratamento a serem dadas ao material coletado, distinguem-se as técnicas de análise de conteúdo, em particular, a análise da enunciação.
A entrevista aberta é o material privilegiado daanálise da enunciação e esta análise apoia-se basicamente na análise da lógica do discurso, ou seja, na dinâmica da entrevista e nas figuras de retórica. Figuras de retórica, tais como o paradoxo e a metáfora são indicadores preciosos para a compreensão e interpretação do discurso. Outro elemento importante neste tipo de análise é o fato de que cada entrevista é tomada na sua totalidade, compondo umdiscurso único e singular. Lembra ainda que, assim como o desenho ou a palavra constituem uma reinterpretação do relato oral, o entrevistador, da mesma forma, reinterpreta aquilo que lhe foi narrado. Pode-se, assim, tentar fazer o discurso escrito o mais fiel possível ao discurso falado.

Pesquisa Qualitativa : Reflexões sobre o trabalho de campo”Rosália Duarte (2002)

Segundo a autora umapesquisa é sempre, de alguma forma, um relato de longa viagem empreendida por um sujeito cujo olhar vasculha lugares muitas vezes já visitados e que adefinição do objeto de pesquisa assim como a opção metodológica constituem um processo tão importante para o pesquisador quanto o texto que ele elabora ao final.
Pesquisas de cunho qualitativo exigem a realização de entrevistas, quase sempre...
tracking img