Resenha- "pesquisa em marketing e seus problemas x pesquisa de marketing."

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: "Pesquisa em Marketing e seus problemas X Pesquisa de Marketing."

O trabalho acadêmico aborda a diferença conceitual entre pesquisa em marketing e pesquisa de marketing, como são usadosna prática e consequentemente os problemas e confusões que pesquisadores e profissionais encontram por não entenderem as diferenças entre os dois tipos de pesquisa.
A pesquisa em marketing é apesquisa sobre conceitos, teorias e modelos, visando representar uma realidade que possa ser compartilhada com outras pessoas por forma de ensinamento por exemplo. Já a pesquisa de marketing é uma pesquisaaplicada para obtenção de informações, como por exemplo a pesquisa de mercado, sendo um sub-sistema do SIM para tomada de decisões por administradores e profissionais.
Um erro muito comum na pesquisaem marketing é o pesquisador procurar um modelo, achar um processo e não conseguir ver a diferença entre eles.
Jå na pesquisa de marketing, há uma dificuldade de definição em relação as linhasadotadas para a pesquisa de campo. Lembrando que a pesquisa de campo só é necessária se a pesquisa bibliográfica e de dados secundários não forem satisfatórias para a tender o objeto de estudo. Sendoassim, temos duas linhas: a qualitativa e a quantitativa, que têm perfil de pesquisadores de marketing muito distintos. Respectivamente, de um lado temos antropólogos, psicólogos, sociólogos e do outroengenheiros, economistas, matemáticos. Isso gera opiniões diferentes sobre um mesmo objeto de estudo, pois os qualitativistas procuram ver o objeto de forma mais individualizada e subjetiva, enquanto osquantitativistas procuram estudá-lo em termos mais genéricos e objetivos.
Na pesquisa qualitativa as técnicas modernas mais utilizadas são pesquisa em profundidade, entrevista de grupo, técnicas deladdering, grounded theory, e estudos de caso. São técnicas que não exigem ou que não devem conter números, pois são qualitativas por excelência, e sendo assim o uso de softwares não é adequado. A...
tracking img