Resenha pedro demo - educar pela pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FCG – FACULDADE CAPIM GROSSO
Resenha crítica/ Educar Pela Pesquisa
Demo, Pedro, 1941 –
Educar Pela Pesquisa/ Pedro Demo. – 5. Ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2002. – (Coleção Educação Contemporânea)
Nasceu em Pedras Grandes, Santa Catarina, em 1941, de pais agricultores, onde fez a escola primária. Com nove anos entrou no Seminário dos Franciscanos em Rodeio, SC, e depois em RioNegro, PR, para, a seguir, cursar até o segundo grau em Agudos, SP (até 1960). Cursou Filosofia na Faculdade dos Franciscanos, Curitiba, 1961. Três anos de Teologia em Petrópolis e estudo de Música (10964 – 1966). Doutoramento em Sociologia, Alemanha, 1967 – 71. Defesa de tese em 28/01/1971. Nota máxima, premiada, publicada em alemão em 1973, na Editora Anton Hain, Meisenheim (Herrscharft undGeschichte – Zur politischen Gesellschaftstheorie Freyers und Marcuses). Pós – doutoramentos na Universitat Erlangen – Nurnberg (Nurnberg – Alemanha), março a junho de 1983, com prof. H. – A. Steger, e na University of California at Los Angeles (UCLA), agosto de 1999 a abril de 2000, com prof. Carlos A. Torres. Professor titular da Universidade de Brasília, desde 1982, Departamento de Sociologia (SOL).Dedicação exclusiva desde 1994. Aposentado em maio de 2008. Professor do Doutorado de Educação, UFRJ, 1981 – 1986.
O autor aborda nesse livro a importância da pesquisa no ambiente escolar, ou seja, onde devem acontecer questionamentos reconstrutivos que possibilite aos alunos desenvolverem-se de forma integral, tanto para a escola como para a vida. A pesquisa inclui a percepção participativa, buscahipóteses, enquanto a educação exige a pesquisa para formular métodos e a consciência crítica dos sujeitos, a pesquisa e a educação são processos coincidentes.

Para que a pesquisa seja assim entendida e concebida dentro do ambiente escolar, é preciso que os professores conheçam as razões pelas quais se faz pesquisas, compreendendo a necessidade de fazê-las e o intuito para que servem. Tendoautonomia para orientar seus alunos a adentrarem ao mundo das pesquisas e dos conhecimentos logo cedo, no início do seu período escolar e por toda a sua vida abrangendo inúmeras dimensões.
A pesquisa na escola é uma maneira de educar e uma estratégia que facilita a educação, Educar pela pesquisa segundo o autor é um enfoque propedêutico, ligado ao desafio de construir e reconstruir na educaçãobásica e superior. A pesquisa persegue o conhecimento novo privilegiando com seu método o questionamento sistemático, crítico e criativo. Pesquisa na concepção educacional que se preocupa com o desenvolvimento, autonomia do educando, não se esgota ou termina quando este encontra dados relevantes sobre o tema proposto, no entanto, nem sempre cumpre seu papel em relação ao desenvolvimento do pensamentocrítico dos alunos e a construção do conhecimento.
A escola conduz o domínio das habilidades didáticas renovadas pela discussão, pela leitura, pela observação, pela coleta de dados, pela construção do conhecimento, a partir daquilo que os alunos já sabem, pois, segundo o autor quando o aluno chega à escola ele não é uma tabula rasa, vazia, sem nenhum conhecimento, pelo contrário ele é sujeitode um contexto histórico, social e cultural, trazendo consigo toda a sua herança cultural e familiar, além dos conhecimentos adquiridos, construídos e reconstruídos de forma individual e coletiva no meio em que está inserido, portanto, ele é parceiro de trabalho, a escola deve considerar seus conhecimentos prévios, para a partir deles, das continuidade com pesquisas orientadas, com questionamentose propostas, onde aprender à aprender na escola seja algo prazeroso e significativo pra toda a sua vida cotidiana, “lendo” a realidade sempre criticamente e construindo processos e produtos específicos. Outro fator importante segundo autor. É a forma inovadora de manejar a inovação, portanto, todo dia questiona-se e reconstrói, e cada professor tem sua maneira e seu modo próprio de inovar, vale...
tracking img