Resenha pedagogia da idignação

1904 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

GRACILENE SICÇU MONTEIRO

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

Macapá
2011

GRACILENE SICÇU MONTEIRO

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE

Relatório apresentado à disciplina Ludicidade e Educação, ministrada pelo professor Rômulo Gomes, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Amapá.

Macapá
2011

“Brincar com crianças, não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escolas, mas triste ainda é vê-los sentados sem ar, com exercícios estéreis sem valor para a formação do homem”
Carlos Drummond de Andrade

INTRODUÇÂO A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo". O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão (ALMEIDA, 2006). Os jogos e as brincadeiras estão presentes em todos as fazes da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência, o lúdico acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Sabendo que o jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que possibilita a aprendizagem de várias habilidades, trabalhando também o desempenho dentro e fora da sala de aula.

Retrospectiva Histórica da Educação Lúdica
O lúdico sendo toda manifestação advinda de nossa essência que nos impele a brincar; a jogar; a se divertir. Esteve presente em todo o processo civilizatório do ser humano no, “Contexto da Primitividade”, o surgimento dos jogos deve muito aos embates pela sobrevivência. Nesse sentido, a guerra seria um jogo mais elaborado decorrente da acumulação de riquezas, advindas da sedentarização. O Lúdico no “Contexto da Antiguidade”, os jogos eram vistos como uma regalia da

Relacionados