Resenha paulo freire

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a ajuda de Paulo Freire com a Pedagogia da autonomia, vamos estudar a conduta ética do professor em sala de aula, para melhorar convivência entre os educadores com seus alunos, e até mesmo com a instituição em que se esta trabalhando.
Introdução:
Como educador devemos aprender a lidar com algumas situações um pouco delicadas, como por exemplo, a melhor maneira de chamar a atenção do alunoem sala de aula, as colas em provas, os contritos entre os alunos e dos alunos com o próprio professor, a falta de atenção e de interesse da parte dos alunos, a adaptação em diferentes métodos usados pelas escolas, entre outras tantas situações. O fato é que em todas as ocasiões devemos encontrar uma solução ética, respeitando nossos alunos, a Instituição envolvida, e a nós mesmos. Assim evitandodanos futuros na relação educacional, ás pessoas envolvidas e principalmente a educação em si.
Mais afinal o que é Ética? Seguimos então descobrindo qual a melhor conduta a se tomar diante as complexidades dos nossos alunos, os vendo como seres humanos, a nós mesmos como profissionais, visando virtudes necessárias para o exercício da profissão, tomando Paulo Freire e a Pedagogia da Autonomia comobase.
Um sentido para a ética:
A ética não busca regras fechadas de comportamentos, nem soluções para problemas prático-moral, ao contrario, com a ética cria-se uma ciência que tem como objeto o comportamento moral, seguindo assim um caminho para soluções complexas do ser humano. Não há solução especifica para cada problema, mais com a ética podemos criar regras para refletir sobre cadacomportamento, generalizando, e elaborando assim “regras” para que o individuo possa agir segundo os padrões éticos, analisando as dificuldades morais enfrentadas, os problemas causados pelas mesmas, seguindo a reflexão sobre esse determinado problemas, e a partir dai estudar as ramificações desse problema, para ai então chegar a melhor solução, concluindo assim o que é a ética.
Segundo Edgar Morin(2002) os principais fatores que compõem a ética humana são: assumir a condição de ser humano, com suas falhas e acertos, sabendo aceitar os erros próprios e do outro, sabendo lidar com as complexidades que formam a sociedade em que vivemos, e praticar assim a solidariedade, conseguindo compreender as diferenças entre aqueles que vivemos, assumindo assim a parte do processo de humanização, que fazparte do processo de aprendizagem de qualquer ser humano.
A Ética profissional:
Apesar de sermos individualistas, nossos comportamentos não refletem apenas na nossa vida, e sim no social. Como profissional o individuo atua com uma classe profissional e deve respeitar as condutas tomadas e impostas por essa classe, para que assim tenha sucesso em sua profissão sendo ético.
Cada classe deve tomarpara sim regras e condutas que vissem uma melhora no objetivo a ser alcançado, cumprindo assim com seu dever em uma sociedade que depende daquele trabalho, seja qual for ele. O fato é que toda profissão traz um beneficio a sociedade e deve ser exercida da melhor forma possível, não visando apenas o ganho material, mais também o ganho pessoal, já que a realização profissional e a ajuda na evolução dasociedade fazem parte da vida feliz buscada por todos. Essa conduta ética é importante para qualquer que seja a área de atuação, principalmente ao da educação, que forma a base de um cidadão para que ele possa viver posteriormente em uma sociedade, respeitando as regras.
Existem algumas virtudes básicas para ao exercício profissional ético, para que o profissional consiga alcançar o sucesso com aresponsabilidade que tomou para si.
O exercício do zelo representa a responsabilidade que o profissional deve ter com a conduta a ser seguida na sua área, não colocando em prova as condições encontradas ou a má remuneração dada, não se esquecendo de primar pelo seu melhor desempenho.
A honestidade já que aqueles que entregaram tal responsabilidade em suas mãos, tendo consciência de que a...
tracking img