Resenha paralelo entre os textos: ao mesmo tempo, tão perto e tão longe e guerra efetiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARALELO ENTRE OS TEXTOS:
AO MESMO TEMPO, TÃO PERTO E TÃO LONGE E GUERRA EFETIVA

O estudo do texto “Ao mesmo tempo, tão perto e tão longe”, enfoca a formação inicial e a preparação doacadêmico para atuar em sala de aula ou fora dela. O que se percebe é que a realidade é outra, os futuros professores entram no mercado de trabalho totalmente despreparados para assumirem funçõespedagógicas, logo, esses prováveis professores encontrarão, ao longo do caminho, pedras a serem retiradas.
Fazendo um paralelo entre esse texto e o texto “Guerra Efetiva” é fácil perceberque a guerra está dentro de cada profissional, é uma guerra constante consigo e com o outro, os futuros educadores têm que munir-se de conhecimentos prévios e tragar os que for aprendendo eapreendendo, só assim sentir-se-ão aptos a enfrentarem a concorrência em sua profissão.
No texto “Guerra Efetiva”, o autor usa de metáforas para destacar o valor de ser precavido, mas nem sempreisso acontece em nossa profissão de educador. Se assim fosse não precisaríamos nos preocupar em manter o conhecimento na disciplina a qual nos preparamos ou em uma outra função escolar, precisamossim estar sempre em formação e não deixar que a formação inicial seja a única em nossa vida.
Então nem sempre lutar com o que temos é o suficiente, nem sempre levarmos para frente de batalha -sala de aula - os nossos parcos conhecimentos é sinal de vitória, os nosso prováveis inimigos – colegas, grupo gestor, pais e alunos – estão de olhos abertos às menores falhas para assimcapturar-nos.
Logo é importante que as universidades de Docência Superior revejam seus papéis e cobrem a quem de direito for uma excelência nas aulas de formação, aí sim a batalha estará ganha.REFERÊNCIAS


CLAVEL, J. A Arte da Guerra – Sun Tzu. Rio de Janeiro: Record, 1996.


GURGEL, Thais. Ao mesmo tempo, tão perto e tão longe. Nova Escola. São Paulo: Abril, out....
tracking img