Resenha Para Uma Revolu O Democr Tica Da Justi A

7134 palavras 29 páginas
RESENHA – PARA UMA DEMOCRATIZAÇÃO DA JUSTIÇA
Boaventura de Souza Santos

INTRODUÇÃO

A idéia principal do livro está lançada logo na introdução da obra de Boaventura de Sousa Santos, qual seja: apenas com a democratização do Estado e da sociedade se poderá pensar em uma verdadeira revolução democrática do direito e da justiça, já que o direito, para ser exercido democraticamente, tem que se assentar em uma cultura democrática. Em uma governança democrática, como diria Bobbio (2004).

Em seguida, chama a atenção para a distância que separa os direitos formalmente concedidos das práticas sociais que ordinariamente os violam, bem como para o fato de que as vítimas de tais práticas, longe de se limitarem a lamentar, cada vez mais reclamam, individual e coletivamente, ser ouvidas e se organizam para resistir contra a impunidade.

Boaventura de Sousa Santos é Diretor do Centro de Estudos Sociais e da Revista Crítica de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra. É autor de artigos científicos e livros cuja temática percorrida é a “Reinvenção social”,na busca de uma globalização contra-hegemônica e na construção de uma ciência menos dura, mais humanizada, para reinventar um “Conhecimento Prudente para uma Vida Decente” (SANTOS, 2004a).

Conhece a sociedade brasileira tanto por já ter vindo ao Brasil e estudado sua realidade, como porque acompanha atentamente a vida do país e de toda a América Latina. Veio a Natal, pela segunda vez, no período de 30 de agosto a 03 de setembro de 2006, para o Colóquio “Globalização, Direitos Humanos e Cidadania”, momento de suma importância para os estudos da obra do autor que vêm sendo desenvolvidos, a fim de que possamos nos espelhar na sua experiência e desenvolver melhor a nossa vida acadêmica e de cidadãos comprometidos com as transformações sociais em seus vários âmbitos. Um dos principais intelectuais da área de Ciência Sociais do mundo atualmente, tem investigações de campo no Rio de Janeiro, quando veio ao Brasil pela

Relacionados

  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas