Resenha os sertoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Autor e introdução sobre a obra:
Euclides da Cunha se formou em engenharia militar na Escola Militar da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, depois em Ciências Naturais na Escola Superior de Guerrae seguiu carreira militar. Além disso, já havia escrito artigos e dado contribuições jornalísticas, de conteúdo fortemente político, quando foi enviado para o interior da Bahia, no sertão nordestino,pelo jornal O Estado de S. Paulo como correspondente da campanha militar no arraial de Canudos.
O autor se formou politicamente em um ambiente de ideias positivistas e republicanas. BenjaminConstant, positivista e, um dos líderes do golpe de proclamação da República, foi seu professor de Cálculo. A primeira sessão do livro, A Terra, segue princípios positivistas. A segunda, O Homem, utilizateorias naturalistas e deterministas para explicar a ação do meio na fase inicial da formação das raças, a gênese dos mestiços. A princípio a descrição da ‘raça sertaneja’ aparenta estar carregada depreconceito, em uma tentativa de explicar a inferioridade destes mestiços comparada a superioridade da raça branca, daqueles dos dominantes e civilizados republicanos. No entanto, ao final da leitura épossível compreender que na verdade o autor faz complexas críticas àqueles tidos como evoluídos.
O conhecimento científico da formação em engenharia e ciências naturais contribuiu para a descriçãominuciosa dos fatores ambientais e das condições geofísicas do Sertão nordestino, relacionando o cenário inóspito com a força do povo que ali habitava. A combinação do olhar científico com a escritaparticular do autor atribuiu forma literária ao estudo cientifico. Na terceira sessão, A Luta, ao narrar o conflito entre o progresso e o atraso, Euclides esclarece que a comunidade de Canudos não setratava de um reduto de revoltosos como os republicanos difundiam para o resto da população, a fim de evitar que a atitude dos sertanejos de negar a dominação que refletia a miséria servisse de...
tracking img