Resenha: os problemas mais graves e mais frequentes no uso dos testes psicológicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I- Identificação da Obra
OS PROBLEMAS MAIS GRAVES E MAIS FREQUENTES NO USO DOS TESTES PSICOLÓGICOS
Noronha, Ana Paula Porto. Docente da Graduação em Psicologia e do Programa de EstudosPós-graduados em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Doutora em Psicologia: ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP.
Psicologia: Reflexão eCrítica, 2002, 15(1), pp. 135-142

II- Resumo das ideias do Autor
Considerando a importância da Avaliação Psicológica na atuação profissional do psicólogo, este estudo objetivou identificar osproblemas mais graves e mais frequentes no uso dos testes psicológicos, segundo a concepção de psicólogos e listar os instrumentos mais utilizados pelos psicólogos. Participaram como sujeitos do estudo214 psicólogos inscritos no CRP / 6ª Região e o material utilizado foi um questionário enviado pelo correio. Os resultados demostraram que: 1) segundo os psicólogos, os problemas mais graves no uso dostestes psicológicos são os relativos aos próprios instrumentos e ao seu uso; 2) os problemas mais frequentes no uso dos testes psicológicos, segundo os sujeitos, são os relativos ao instrumento e àformação dos psicólogos. Concluiu-se que é necessário o estabelecimento de parâmetros específicos para a formação na área.

III- Opinião sobre o Texto Lido
Ao lermos o texto em questão pude observarque o presente trabalho pretendeu identificar temas circulares e centrais das discussões. Relacionando avaliação psicológica, formação profissional e testes psicológicos. Porem Trata - se de um estudodescritivo-exploratório.
Com conteúdo diversificado, o artigo aprofunda os temas apresentados, fundamentais na constituição de um psicólogo na ária de avaliação em psicologia, exigindo do leitoruma leitura atenta e cuidadosa. E encontramos também uma boa exposição sobre a avaliação psicológica que é uma atividade profissional bastante questionada e debatida na psicologia e também qual o seu...
tracking img