Resenha - os elementos do jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO

PROFESSORA DAIANE RUFINO

FERNANDA ITO OTA DA PURIFICAÇÃO

O VERDADEIRO JORNALISMO

Teresina – Piauí
2011

O VERDADEIRO JORNALISMO

Os Elementos do Jornalismo / Bill Kovach e Tom Rosenstiel; Tradução de Wladir Dupont. 2ª edição. – São Paulo: Geração Editorial, 2004.

Os autores Bill Kovach e Tom Rosenstiel,conceituados jornalistas norte-americanos, construíram este livro com base em um longo e árduo trabalho iniciado em 1997 quando 25 dos mais importantes jornalistas dos Estados Unidos se reuniram em Harvard para discutir o que havia acontecido com a profissão do jornalista que se misturava com o grande mercado comercial.
Após várias pesquisas, estudos e entrevistas com jornalistas e milhares de pessoasconcluíram a existência de nove princípios básicos da profissão, daí o titulo do livro (Os Elementos do Jornalismo), onde tratam de assuntos referentes aos valores e finalidades da profissão. A obra se divide em dez capítulos, porém, abordaremos apenas seus três primeiros, estes sempre bem estruturados com muitas opiniões.
No primeiro capítulo (Para que serve o Jornalismo?), como já sugere otítulo, os autores buscam definir a função jornalística e, para isso, utilizam-se de relatos com situações passadas, atuais e opiniões dos entrevistados, reforçando ainda mais suas afirmações.
Em 1981 quando o governo militar polonês silenciava os meios de comunicação, a livre expressão e colocava ao ar o noticiário da televisão estatal, pouco a pouco começou a surgir a imprensa clandestina eformava-se a opinião pública na Polônia: na cidade de Swidnik, perto da fronteira com a Tchecoslováquia, todas as noites, às 19:30 quando ia ao ar o noticiário, a maioria das pessoas saía para passear com seus cachorros em um pequeno parque do centro, elas se recusavam a assistir o programa, sendo esta a sua forma de protesto.
Para os poloneses e outros povos o jornalismo servia para construir acomunidade, a cidadania e a democracia, participando de forma direta na criação de um novo governo, na vida política, social e econômica do país. Para os autores, de fato, além destas funções do jornalismo, este deveria fornecer aos cidadãos as informações de que eles necessitam para serem livres e se autogovernarem. Jack Fuller, escritor, romancista, advogado e presidente do tribune Publishing Company,reafirma essa tese dizendo “a meta principal do jornalismo é contar a verdade de forma que as pessoas disponham de informações para sua própria independência”.
Nesse século 21, na era da eletrônica, se um jornalista não publicar determinado acontecido, pelo menos um dos vários sites na Internet darão essa informação. Cabe ao jornalista checar se tal informação é confiável e ordená-la de formaque o leitor possa entendê-la.
Kovach e Rosenstiel deixam claro que o jornalismo não mudou na era digital, as técnicas podem ser diferentes, mas os princípios são os mesmos. O jornalismo em primeiro lugar está envolvido na verificação.
Os autores abordam ainda outros temas como o “Instinto de Percepção” que é um instinto básico do ser humano da necessidade de ter informação, conseqüentemente dásegurança, permitindo planejar e administrar suas vidas. Falam também sobre o “Nascimento do Jornalismo”, que começou a emergir no começo do século XVII em Londres, literalmente na base de conversas, principalmente com viajantes e seus relatos, evoluindo para os jornais na luta por uma imprensa livre. Explicitam ainda teorias como a “Teoria da Democracia dos Jornalistas” quando estes contribuempermitindo ao cidadão desenvolver seu potencial ao máximo, promovendo a liberdade humana e a “Teoria da Participação Pública” onde com a diversidade e variedade de notícias o público se envolve mais ou menos, dependendo de determinada informação que o agrade.
Para eles a profissão, neste século, sofre a maior ameaça de sua história devido ao surgimento de um jornalismo baseado no mercado, longe...
tracking img