Resenha "Os camelos também choram" com base m Geertz

463 palavras 2 páginas
Instituto Federal de Goiás - Campus Anápolis
Sociologia II - Química
Professor: Luís Guilherme Resende
Aluna: Fernanda Miranda Lima

Filme: “Os camelos também choram”

O filme mostra uma família de nômades que habitam o deserto de Gobi, na Mongólia, e vivem da criação de camelos e cabras. O filme mostra o estilo de vida, alguns rituais da família e a rejeição do filhote camelo pela mãe.
A primeira cena do filme mostra o patriarca da família, contando uma lenda onde os camelos tinham chifres dados por Deus, um dia os camelos emprestaram os chifres para os veados mas eles nunca devolveram e por isso os camelos olham para o horizonte esperando a devolução dos chifres.
A primeira metade do filme é focada em evidenciar o estilo de vida da família, mostrar alguns rituais. Conhecemos no filme então um ritual em que no nascimento do primeiro camelo do ano, ele é abençoado e enfeitado com uma espécie de teara colorida. Todos os outros filhotes nascem mas a última camelo-fêmea tem dificuldades em parir e por isso o ato demora cerca de dois dias e o filhote nasce albino.A mãe passa a rejeitar o filhote pois o parto foi difícil e este necessita de seu leite para sobreviver ele então tenta se aproximar da mãe, mas ganha coices ao invés do que tanto deseja. A camelo-fêmea não consegue realizar tal ato pois o parto foi difícil, e era como se algo dentro dela à impedisse de amamentar, era como uma depressão pós-parto. A família então, decide fazer um ritual para salvar a vida do filhote albino que envolve um musico de um centro distante. Depois da chegada do musico, a mulher começa então o ritual onde ela canta e o musico toca seu instrumento em decorrer do ritual o camelo-fêmea começa a chorar e então permite que o filhote comece a mamar sem coices.
O filme mostra as diferentes gerações da família e evidencia os conflitos que as crianças causam questionando alguns costumes e mostrando o

Relacionados