Resenha oceano azul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
CAPÍTULO 1
 
Entende-se por Oceanos Azuis mercados onde não existam uma competição acirrada, neste caso, Oceanos Vermelhos.
Criar Oceanos Azuis no mundoempresarial significa criar modelo de negócios inovadores em relação aos já existentes. Isso quer dizer mudar os conceitos de bom e ruim através da criação de novos conceitos devalor aos mercados.
Como exemplo, cita-se o Cirque Du soleil, que ao incrementar uma espécie de obra teatral dentro do espetáculo circense inovou o Circo como oconhecemos. Outro exemplo é da Southwest Airlines, que inovou o mercado de passagens aéreas ao focar-se em passagens baratas competitivas aos custos de uma viagem de carro.
Nessescasos, essas empresas criaram novos parâmetros de comparação entre os players do mercado onde elas já surgem superiores. Na verdade, a inovação do negócio está em“criar” esses novos valores ao mercado em que atua.
A principal mensagem da Estratégia do Oceano Azul se resume em três qualidades:
1. Foco – “quando a curva de valor da empresacarece de foco, sua estrutura de custos tende a ser alta, e seu modelo de negócios complexo em termos de implementação e execução”;
2. Singularidade – “Na ausência desingularidade, a empresa é mera imitação, sem atributos que a destaquem dos demais concorrentes”;
3. Mensagem consistente ao mercado – “Sem uma mensagem irresistível parase comunicar com o mercado, será uma empresa orientada para si própria ou um exemplo clássico de inovação pela inovação, sem grande potencial comercial e sem autonomia”.  
Criar valores que diferenciem o negócio na visão do cliente
Criar curvas de valor consistentes, perdendo em umas e ganhando muito nas outras, sem ziguezaguear
 
tracking img