Resenha obra psicopeagogia clínica: uma visão diagnóstica. maria lucia l. weiss

1288 palavras 6 páginas
R E S E N H A

I) OBRA

WEISS, Maria Lucia Lemme. Psicopedagogia Clínica: Uma Visão Diagnóstica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992, 176 p., il., 22,5cm x 16 cm. 18 U.R.V.

II) CREDENCIAIS DA AUTORIA

Maria Lucia L. Weiss é brasileira. Graduada em Pedagogia e Psicologia, obteve o grau de mestre em Psicologia Teórico-Experimental. É professora e supervisora do Instituto de Psicologia da Universidade do Rio de Janeiro. Psicopedagoga Clínica. Professora de praticamente todos os segmentos de escolaridade teve também experiências de Orientadora Educacional e de direção de instituição escolar. Há mais de 30 anos, dedica seu trabalho à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde o Instituto de Psicologia desenolve atividades de pesquisa e supervisão na clínica psicopedagógica.
Publicou as seguintes obras: artigos in Boletim da Associação Brasileira de Psicopedagogia, nºs 08, 09, 17, 21. Revista Tecnologia Educacional, nº 64, ano XIV, 1985; livro: Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional, cap. 8, org. SCOZ, Beatriz e outros.

III) CONCLUSÕES DA AUTORIA

Diz-se que diagnóstico psicopedagógico nada mais é do uma avaliação clínica, um exame realizado a partir de uma queixa explícita em relação a alguma dificuldade de aprendizagem e que sua construção precisa ser norteada através de uma investigação realizada dentro de certas suposições e esquemas teóricos. O profissional precisa optar por um conceito acerca de personalidade, de aprendizagem, e do que entende como objeto dessa aprendizagem. A amplitude e a profundidade dos problemas existentes em relação ao diagnóstico psicopedagógico levam-nos à reflexão final de que todo o percurso feito em um diagnóstico não deve ser encarado apenas como a localização de sintomas e mecanismos que originam um problema. Deve ser visto sim, como a possibilidade de investigação do processo anterior de ensino-aprendizagem a que foi submetido o sujeito. Essa investigação nos daria

Relacionados