Resenha neoliberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
Texto: Balanço do Neoliberalismo
Autor: Perry Anderson


O neoliberalismo foi “uma reação teórica e politica” contra o Estado do Bem-estar e intervencionista, e também do New Deal,é um ataque contra qualquer limitação dos mecanismos de mercado por parte do Estado, contra qualquer ameaça letal à liberdade economia e politica (luta por essa liberdade, mas se esquece dasoutras?).

As décadas de 50 e 60 foram às décadas de ouro do capitalismo moderno avançado, enquanto isso as criticas econômicas feitas pelo neoliberalismo não tinha grandes “pesos”, mas as sociaiscomeçavam a ganhar credibilidade. Essa nova teoria pregava que o igualitarismo destruía a liberdade dos cidadãos e a concorrência., era preciso da desigualdade para manter as sociedades ocidentais. (maseu liberdade é essa que obrigada um grupo da sociedade ficar “por baixo” de outro?).

Coma crise de 1973 teve uma grande recessão, e o neoliberalismo ganha força como sendo a principalsolução. Ele propunha um Estado forte para romper com os sindicatos, para cortar os gastos sociais e sem fazer intervenções econômicas ( ou seja, o Estado faria o serviço ”sujo”, para que os capitalistaspudessem controlas a economia). Os resultados visados eram: a estabilidade monetária, a disciplina orçamentaria, contenção dos gastos, taxa natural de desemprego, quebra dos sindicados, pois esses eramvistos como responsáveis pelos salario alto que resultava em prejuízo para a empresa, e redução dos impostos.

Para ter uma hegemonia o neoliberalismo levou mais ou menos uma década. A onda de“direitização” que foi provocada por essa teoria tinha um “fundo político para além da crise econômica do período”. Em 1978 o neoliberalismo conseguiu se fortalecer com a vitória sobre os socialismos,pois esse era um dos seus ideais. A hegemonia dessa teoria inicialmente foi somente em governos de direita, depois e de esquerda foi aderindo, mas o oriente continuou com o seu sistema próprio...
tracking img