Resenha Ndnnf

811 palavras 4 páginas
Sinopse: Aos dezoito anos de idade, Erich Maria Remarque conheceu as trincheiras alemãs da Primeira Guerra Mundial. Foi ferido em três ocasiões. Saiu do conflito profundamente marcado e perplexo com a crueldade da guerra. Durante a década de 20, enfrentava a insônia carregada de fantasmas tomando notas sobre os horrores que viu e viveu no front. Os rascunhos formavam o núcleo de um romance. Publicado em livro no ano de 1929, “Nada de Novo no Front” firmou uma posição radicalmente pacifista em um mundo que ainda via a guerra como uma alternativa política e determinou o perfil antibelicista que habita a literatura ocidental até hoje. O protagonista é Paul, jovem alemão de família humilde que, como tantos da sua geração, deu ouvidos aos pais e professores, abandonou a escola e partiu para uma guerra que – conforme descobriria – não era a sua. Não bastasse a legitimização que faz do ser humano pacifista, “Nada de Novo no Front” é um livro assustadoramente comovedor. Resiste ao tempo graças à simplicidade do seu estilo aliada à franqueza com que trata dos sentimento humanos.
Ao contrário do que a sinopse possa sugerir, Nada de Novo no Front não se trata de uma autobiografia. Porém, o livro é um romance baseado nas experiências de guerra do autor, o que torna as cenas descritas e a profundidade da história algo muito mais verossímil e até mesmo chocante.
Paul Bäumer, o protagonista, é um jovem que parte para a guerra junto de seus colegas de escola, motivado pelo patriotismo. Esse sentimento era motivado até mesmo pelos adultos que os rodeavam, como o professor dos rapazes (o rígido Kantorek) e também seus próprios pais. Ir para a guerra representava a coragem daqueles jovens e a vontade de defender e venerar seu país. Contudo, não demora muito tempo para que Paul e seus amigos percebam que a guerra não tem nenhum glamour, e que na realidade ela só é capaz de trazer morte e destruição.
A partir do momento em que os jovens percebem que estão lutando por uma causa que não

Relacionados