Resenha Nancy Bermeo

1416 palavras 6 páginas
Resenha “Getting Mad or Going Mad? Cidadãos, Escassez e o Colapso da Democracia na Europa de Entre as Guerrras” de Nancy Bermeo

Já no primeiro parágrafo de seu artigo, Nancy Bermeo menciona que em 1920, dos vinte e oito Estados europeus, vinte e seis eram democracias parlamentares e que em 1938, treze desses Estados tornaram-se ditaduras. Sua intenção é discutir as razões que motivaram a queda dessas democracias e o papel do cidadão comum nesse processo.
A partir do período entre guerras estudiosos do fascismo questionam sobre o apoio das massas populares aos movimentos antidemocráticos. A história que muitas vezes se repete é que os cidadãos, além de serem imaturos quanto as liberdades democráticas, encontram-se em democracias em época de escassez econômica e seus líderes escolhidos de forma democrática revelam-se incapazes de resolver tal escassez. No entanto, a população persiste e sobrecarrega o regime com suas exigências; a lacuna entre o exercício governamental e consciência de escassez cresce, fazendo com que por fim a população se volte para partidos extremistas, ou seja, contra a democracia.
Baseando-se nisso, Bermeo afirma que embora haja poucas dúvidas de que a crise econômica contribuiu para o apoio popular aos regimes fascistas, é um equívoco reduzir o papel do cidadão comum em todas as democracias em queda a uma consequência da escassez econômica (vale lembrar que em 1929 houve a quebra da bolsa de Nova Iorque e a Depressão contribuiu para alargar as bases de apoio dos partidos antidemocráticos; o apoio popular aos governos parlamentares diminuiu em todos os regimes que caíram nos anos 30). Os casos italiano e alemão nos fazem crer que o papel do cidadão no colapso da democracia era grande, quando na verdade não deixa de ser periférico. Além disso, afirma que fracassos econômicos, apesar de importantes, não são fortes o suficiente para causar colapso democrático e apoio a movimentos antidemocráticos.
Em seguida, a autora analisa o apoio

Relacionados

  • CARTER Combatendo a desigualdade social LIVRO
    235686 palavras | 943 páginas