RESENHA MYNAYO

440 palavras 2 páginas
RESENHA

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, Técnica e Arte: O desafio da Pesquisa Social. In:_______ (org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Ed 9º. Petrópolis, RJ. Vozes, 1994, p.9-15.

Maria Cecília de Souza Minayo é Socióloga, Mestre em Antropologia, Doutora em Saúde Pública e Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz. Sua obra é Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. A autora escreveu essa obra no final do século passado e nesse contexto a ciência estava crescendo assustadoramente, sempre com novas descobertas em todas as áreas. O objetivo principal de Minayo ao escrever essa obra é mostrar que apesar da evolução da ciência nos últimos tempos, ela não detém a verdade sobre todos os problemas e que as Ciências Sociais apesar de incompleta, possuem instrumentos capazes de fazer uma aproximação da vida dos seres humanos em sociedade. A socióloga começa o texto discorrendo que a religião e a filosofia têm sido desde começo dos tempos instrumentos explicativas dos significados da existência do homem. E a ciência apesar de todo o seu avanço não é definitiva, um exemplo disso é os problemas como a pobreza e a fome, a cientificidade continua sem respostas e sem propostas. Minayo dá um enfoque especial para a Pesquisa Social, que está diretamente ligada aos objetos das Ciências Sociais. O primeiro objeto é histórico, ou seja, as sociedades humanas existem num determinado espaço cuja formação social é específica. O segundo objeto possui consciência histórica, em outras palavras os seres humanos, as sociedades dão significado a suas ações e as suas construções, na medida em que as estruturas sociais nada mais são que as ações objetivadas. O terceiro objeto é a identidade entre o sujeito e o objeto, como a pesquisa lida com seres humanos e tem uma comum identidade com o investigador, tornado – os comprometidos. Outra característica distintiva das Ciências Sociais é o fato de que ela

Relacionados

  • Resenha sobre Capítulo III do livro PESQUISA SOCIAL – TEORIA, MÉTODO E CRIATIVIDADE - O TRABALHO DE CAMPO COMO DESCOBERTA E CRIAÇÃO.
    522 palavras | 3 páginas
  • resumo analitico politica para não ser idiota
    5044 palavras | 21 páginas