Resenha - multiplicadores de emprego e renda da industria brasileira de açucar em 2004

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MULTIPLICADORES DE EMPREGO E RENDA DA INDUSTRIA BRASILEIRA DE AÇUCAR EM 2004
Uma aplicação da matriz de insumo-produto
Autores: Ricardo Kureski; Katy Maia, Rossana Lott Rodrigues; Letícia PeretAntunes Hardt

Segundo o IBGE(2007), a indústria de açúcar participou do PIB da indústria de transformação com aproximadamente 3% em 2044. De 1999/2000 para 2004/2005 ouve um aumento de 33,51% naprodução de açúcar, com relação ás exportações observa-se que o Brasil ainda mantém uma participação grande nas vendas de açúcar, representando 2,7% no total de exportações, sendo que entre os anos de2005 e 2006 as exportações de cana cresceram 3,9% (bruto).
Após a extinção do IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool) em 1990, a liberação dos preços da cana, açúcar e álcool transformou o setor deoligopólio homogêneo para competitivo, fazendo com que a concorrência se desse via preços e fossem direcionadas novas estratégias de crescimento das firmas. Assim o Brasil se transformou no maiorprodutor e exportador de açúcar. Alguns fatores que podem ter impulsionado o crescimento das exportações brasileiras na década de 90 foi: a liberação das exportações em jul/2004, o aumento da demanda mundiale a extinção de acordos especiais de comércio entre governos.
O método de estudo utilizado neste artigo foi a matriz de insumo-produto, onde é estimado as variações de níveis de produção setorialresultantes das variações nos níveis de demanda final. O artigo está estruturado em três seções, fora a introdução, primeiramente é exposto o modelo de insumo-produto. Logo depois, são analisados osresultados da geração de emprego e renda para a indústria de açúcar, e finalmente apresentado as considerações finais.
METODOLOGIA UTILIZADA
Uma das metodologias utilizadas, como falado, é a matrizde insumo-produto, desenvolvida por Wassily Leontief, que é um quadro estatístico de dupla entrada, sendo um lado os insumos utilizados pelas distintas atividades econômicas, e do outro, o destino...
tracking img