Resenha monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica do livro: O monge e o executivo

Rafael Barbosa Monteiro

Teresina/PI 2012
O MONGE E O EXECUTIVO, UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA.

O monge e o executivo/ James C. Hunter; tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. - Rio de Janeiro; Sextante, 2004. |

James C. Hunter é consultor-chefe da empresa J.D. Hunter Associates, LLC, umaempresa estadunidense de consultoria de relações de trabalho e treinamento, fundada em 1985. Lastreado nos anos de sua experiência profissional, Hunter, além de consultor, tornou-se também instrutor e palestrante, principalmente na área de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Atualmente, ele mora em Michigan(EUA) com sua esposa e filha.
Um dos principais pensamentos do seu livro é: “Liderar éservir”. Através da história de John Daily, um bem sucedido executivo atormentado pelo temor de vários fracassos profissionais e pessoais, busca uma mudança em seu estilo de vida matriculando-se em um curso de liderança. Não é, porém, um curso normal. Ele é ministrado dentro de um mosteiro e por um frade. Esse local foi muito bom escolhido pelo autor para desenvolver essa tese, pois lá os frades e mongespossuem uma igualdade social perante eles. No entanto, há um reitor que faz as decisões finais com isso existem hábitos e relacionamentos respeitosos e saudáveis. Outra observação do mosteiro é a preocupação e a responsabilidade dos frades de cumprir horário e obrigações. Isso torna o ambiente calmo e as pessoas que ali convivem, vivem e trabalham entusiasmado, o que seria ideal para uma empresa.Ao começar a narrar o curso, o autor já deixa bem claro uma diferença que é impercebível no dia-a-dia das pessoas, a diferença entre poder e autoridade. Palavras simples, constantemente ouvidas por nós, porem a maioria não consegue distingui-las de modo correto. O autor deixa bem claro no livro o significado delas, sendo que poder: “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade,por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”, e liderança: “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”. Enfatizando principalmente o uso da autoridade no papel de um líder. Ele ainda se refere ao poder como algo que com o passar do tempo usando terminaque corroendo e prejudicando os relacionamentos, o que se torna danoso. Contudo o líder não deve apenas se preocupar com os relacionamentos, mas sim na execução das tarefas. Tendo que conciliar as duas tarefas.
Outro fato importante que tenho que destacar é que durante o curso o tutor da turma, Simeão, deixa bem claro a importância que se tem de ouvir os que as pessoas dizem. Diz que aoatrapalharmos uma pessoa quando ela está falando nós enviamos uma mensagem negativa, mostrando que estamos preocupados com a resposta que iremos dar e não com o que a pessoa está tentando nos passar. Ele enfatiza que o respeito é de essencial importância para que se lidere um determinado grupo, Simeão ainda relembra que não são as coisas materiais que trazem alegria na vida e que os maiores prazeres da vidasão totalmente grátis.
É diferente e ao mesmo tempo genial o jeito com que o autor explica o significado do paradigma, que é percebido como um filtro através do qual o nosso pensar chega às decisões. Ele ainda demonstra na tese a pirâmide da administração que é um velho paradigma, e explica que precisamos modificá-las para a melhoria dos processos de liderança. Diz que no novo paradigma, atarefa maior é remover obstáculos, enquanto no velho paradigma colocar obstáculo parecia ser certo.
O autor deixa bem claro que para liderar é preciso servir, com limites, responsabilidades e estímulos para se tornarem os melhores, percebendo as diferenças entre necessidades e vontades. E posteriormente ele traz a hierarquia das necessidades humanas de Maslow, que apresenta cinco níveis de...
tracking img