Resenha monge e executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de janeiro (RJ): Sextante, 2004, 143 p.

James C. Hunter é Fundador e Consultor-Chefe de sua empresa a “James Hunter Treinamento e Consultoria”, palestrante, professor e escritor com aproximadamente 2 milhões de livros vendidos no mundo.

O Livro começa com um prólogo que serve para ambientar e dar inícioa história explicando como e porque o personagem principal John Daily resolveu passar uma semana em um mosteiro. Um dos fatores que contribuíram para a decisão de ir ao mosteiro foi ter descoberto que Leonard Hoffman vivia neste mosteiro desde que abandonara o mundo dos negócios.

No primeiro capítulo de título ‘As Definições’ os principais personagens John e Leonard (que após fazer seus votosfoi renomeado pelo reitor como Simeão) se conhecem, e Simeão começa a ministra aulas para John e outros 4 visitantes do mosteiro, começam as aulas sobre os princípios da liderança e neste primeiro capítulo Simeão trata de distinguir os conceitos gerenciamento, liderança, autoridade e poder.
São dadas as seguintes definições, com relação ao gerenciamento é dito que gerenciamos coisas nãopessoas, pessoas devem ser lideradas, liderança é executar tarefas enquanto se constrói relacionamentos saudáveis, atendendo as necessidades legítimas do grupo. Já a diferença entre poder e autoridade é tratada como, poder é quando você obriga as pessoas a fazer e autoridade quando a pessoa faz de boa vontade o que você quer.

O capítulo dois ‘O Velho Paradigma’ começa falando sobre a importância desermos bons ouvintes, das mensagens negativas que passamos ao interromper alguma pessoa no meio de uma frase. Logo após começa a falar de velhos e novos paradigmas dando alguns exemplos como o Japão estar relacionado a produtos de má qualidade e agora produtos de boa qualidade, antes evitar e temer mudanças e agora mudança constantes, etc. Seguindo a linha de comparação de velhos com novosparadigmas Simeão fala sobre o estilo piramidal de administração como um velho paradigma onde no topo estão o presidente após vice-presidente, gerentes, supervisores, empregados e clientes e compara com o novo paradigma onde no topo estão os clientes após empregados, supervisores, gerentes, vice-presidente e presidente o que é exatamente ao contrário imaginando uma organização onde o foco principal éatende o cliente e garantir que todas as suas necessidades estão sendo atendidas e os supervisores garantido que todas as necessidades de seus empregados estão sendo atendidas e assim por diante, melhor servindo, primeiramente o clientes e após ajudando, dando as ferramentas para que os empregados realizarem seu serviço e assim por diante com os supervisores, gerentes etc.
Neste capítulo também édiscutido como identificar necessidades e quais as reais necessidades das pessoas que lideramos, neste momento comentam sobre pirâmide das necessidades humanas de Maslow que possui a seguinte organização da base tara o topo: comida água e moradia, segurança e proteção, preenchimento e amor, auto estima e por fim auto realização onde teoria diz que a necessidade do nível mais baixo deve ser satisfeitaantes das necessidades do nível superior.

No capítulo três ‘O Modelo’ destaca Jesus como maior líder de todos os tempos e outros grandes nomes como Gandhi, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá que lideraram sem utilizar de poder, pessoas que apenas com autoridade conseguiram grandes feitos. Quando perguntado para Simeão qual era o seu modelo de administração ele desenhou uma pirâmidede cabeça para baixo e comentando sobre o modelo de liderança e feitos dos grandes nomes citados, foi completando essa pirâmide na ordem liderança depois autoridade, serviço e sacrifício, amor e vontade. Com essa pirâmide quer dizer que para liderar é necessário ter vontade depois amar as pessoas mesmo que não goste delas, serviço e sacrifício para ganhar a autoridade para por fim liderar.

No...
tracking img