Resenha modelo psicanalitico,freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA
RESENHA
MODELO PSICANALÍTICO
ESTE TEXTO FAZ PARTE DO CAPITULO 2, DE DA ROCHA FIORI QUE DISCORRE SOBRE FREUD E A PSICANALÍSE TENDO COMO INICIO A VIDA ESTUDANTIL DE FREUD E SUA TRAJETORIA NO CAMPO DA PSICANALSE.
SEGUNDO O AUTOR SIGMUND FREUD NASCEU EM FREIBERG MORÁVIA, EM 1856 E INGRESSOU NA UNIVERCIDADE DE VIENA EM 1873, FOI APROVADO NOS EXAMES FINAIS EM 1881. DURANTE OPERIODO INICIAL DE SUA CARREIRA,DESENVOLVE UMA NOVA TÉCNICA PARA COLORAÇAO DE TECIDOS NERVOSOS PELO CLORETO DE OURO E LANÇA BASE PARA A UTILIZAÇAO CLINICA DA COCAÍNA COMO ANESTESICO LOCAL.TORNANDO –SE NAS DECADAS DE 1880/1890 UM NEUROLOGISTA DE RENOME.
O INTERESSE DE FREUD PELA PSIQUIATRIA, E PARTICULARMENTE PELA HISTERIA, O LEVA A CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO PARA ESTUDAR COM CHARCOT, EM PARIS.ESTE PSIQUIATRA HAVIA SE NOTABILIZADO POR SEUS ESTUDOS E TRABALHOS COM PACIENTES HISTERICAS.CHARCOT DESCOBRIRA QUE ATRAVÉS DA HIPNOSE PODERIA ELIMINAR OU CRIAR EM SEUS PACIENTES TEMPORARIAMENTE A MANIFESTAÇAO DE SINTOMAS HISTÉRICOS.FREUD ACOMPANHA SEUS SEMINARIOS E SUA DESCOBERTA DE QUE OS FENOMENOS HISTERICOS E A HIPNOSE CONSTITUIAM UM MESMO PROCESSO.
NA VERDADE A TEORIA DE CHARCOT ERA MAISFISICA QUE FUNCIONAL, PRA ELE A HISTERIA ERA UMA INCAPACIDADE CONGENITA DE INTEGRAR FUNÇOES PSIQUICAS. FREUD USA UMA BOA IMAGEM PARA REPRESENTAR A TEORIA DE CHARCOT, COMPARANDO A HISTERIA A UMA MULHER SOBRECARREGADA DE PACOTES, QUE NÃO LHE CABEM NOS BRAÇOS. UM DELES CAI E, AO ABAIXAR-SE PARA APANHÁ-LO OUTRO TAMBÉM VAO AO CHAO OU SEJA, E UMA DEFAZAGEM NA COORDENAÇÃO DE SUAS FUNCOES.
OS TRABALHOSDE LIEBAUT E BERNHEIM SOBRE SUGESTAO POS-HIPNOTICA, REALIZADO NA FRANÇA PARALELAMENTE AOS DE CHARCOT, CONSTITUIRAO OUTRO PONTO DE PARTIDA PARA FREUD. NUM SEGUNDO MOMENTO, ESTAS MESMAS IDEIAS PERMITE A FREUD ABANDONAR A HIPNOSE E PERMITIR AO PACIENTE SOZINHO A BUSCA DOS EVENTOS TRAUMATICOS REPRIMIDOS.

CONSCIENTE E INCONSCIENTE-O MODELO TOPOLÓGICO
ATUALMENTE É FACIL ACEITAR A IDEIA DAEXISTENCIA DE PROCESSOS INCONSCIENTES, MAS NÃO ERA ASSIM TAO FACIL NO INICIO DO DESENVOLVIMENTO DA PSICANALISE. A IDEIA DESPERTOU FERRENHA OPOSIÇAO QUER DENTRE OS MEDICOS OU LEIGOS, O PROPRIO FREUD RECONHECE COMO UMA ATITUDE NATURAL HUMANA REJEITAR A IDEIA DE QUE SOMOS DOMINADOS POR PROCESSOS QUE DESCONHECEMOS.
A DESCOBERTA DO INCONSCIENTE VEM PARA FREUD POR DOIS CAMINHOS DIFERENTES E PARALELOS.COMECEMOS PELO O DE BERNHEIM QUE É A SUGESTAO POS-HIPNOTICA, UM PACIENTE É HIPNOTIZADO E, DURANTE O SONAMBULISMO, DA-SE-LHE A SUGESTAO DE QUE, AO ACORDAR, DEVERA IR PARA O SEU LUGAR, PERMANECER QUIETO DURANTE CINCO MINUTOS E DEPOIS ABRIR SE CHARDA CHUVA, COLOCA-LO SOBRE A CABEÇA E DEPOIS FECHA-LO, A PESSOA QUANDO ABORDADOA PELO HIPNITIZADOR NÃO SABE POR QUAL MOTIVO FEZ TA GESTO, MAS TENTA ACHARJUSTIFICAÇAO PARA TAL MESMO CONSTRANGIDA PELA SUA ATITUDE.
O SEGUNDO CAMINHO DO ESTABELECIMENTO DO CONCEITO DE INCONSCIENTE E O QUE MARCA O INICIO DA PSICANALISE, VEM DO ATENDIMENTO CLINICO QUE BREUER PROPICIOU A ANA O. UMA JOVEN DE VINTE E UM ANOS QUE PADECIA DE UMA QUADRO HISTERICO TIPICO: PARALISIAS, PERTUBAÇOES NOS MOVIMENTOS OCULARES, TOSSE NERVOSA, REPUGNANCIA AOS ALIMENTOS E INCLUSIVE UM ACESSODE HIDROFOBIA NO QUAL FICOU VARIAS SEMANAS SEM BEBER AGUA, APESAR DA INTENSA SEDE, SÓ SOBREVIVENDO À CUSTA DE MELOES. DEVEMOS LEMBRAR QUE NESSA EPOCA A MEDICINA ADOTAVA EM GERAL DUAS ATITUDES DIANTE DA HISTERIA: OU A INGNORAVA, TRATANDO OS SINTOMAS COMO MERO FINGIMENTO CONSCIENTE, OU A AINDA PRESA AS IDEIAS DE HIPOCRATES DE COS, TENTAVA CURA-LAS POR ALTERAÇOES NA POSIÇAO DO UTERO, OU POREXTRAÇÃO DO CLITORIS. BREUER, AO CONTRARIO, DEDICOU-LHE ATENÇAO PERMANENTE E PROCUROU UTILIZAR DA HIPNOSE COMO PROCESSO DE APAZIGUAMENTO DAS TENSOES. AO DESPERTAR DAS SEÇOES DE HIPNOSE ANA PASSOU A NÃO MAIS APRESENTAR OS SINTOMAS DE SUAS MOLESTIAS. EM RESUMO PODEMOS DIZER QUE A RECORDAÇAO CONSCIENTE DO TRAUMA, COM A CORRESPONDENTE DESCARGA DE EMOÇOES REPRIMIDAS, FAZ COM QUE OS SINTOMAS DESAPAREÇAM...
tracking img