RESENHA: MODELAGEM DA EFICIENCIA DE LINHAS DE ONIBUS URBANO UTILIZANDO O MÉTODO DEA

1094 palavras 5 páginas
INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA
MESTRADO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES
AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE TRANSPORTES
PROF. MAJOR MARCELINO AURÉLIO VIEIRA DA SILVA
RIO DE JANEIRO, 05 DE JUNHO DE 2014

ADRIANA SINOTTI JORDÃO
CYNTHIA VARGAS CUCHAVA ROCHA

RESENHA: MODELAGEM DA EFICIENCIA DE LINHAS DE ONIBUS URBANO UTILIZANDO O MÉTODO DEA
FERRONATTO, L. G.; DOMINGUEZ, E. M.; MICHEL, F. D. Modelagem da eficiência de linhas de ônibus urbano utilizando o método DEA. Porto Alegre, 2009.

Segundo os autores Ferronatto, Dominguez e Michel, a eficiência nos serviços de transporte coletivo vem sendo meta de toda a sociedade. Pelo fato do transporte coletivo deslocar mais pessoas de única vez pode ser considerado mais eficiente do que o transporte individual, contudo, a necessidade de formas mais sustentáveis de produção faz com que não seja considerada absolutamente eficiente.

Os autores nesse estudo utilizaram o método DEA (Análise Envoltória de Dados, do inglês Data Envelopment Analysis) para a estruturação e discussão de modelos para a avaliação das linhas de transporte coletivo urbano por ônibus. O DEA é um método empírico para avaliação do desempenho, cujo princípio é maximizar a razão produtos/insumos, ou seja, os modelos são orientados a minimização dos insumos com ganhos variáveis de escala. Cada variável recebe a atribuição de um peso de maneira a evitar que a importância delas seja significativamente minimizada ou desconsiderada afetando a avaliação.

Para realizar a análise, os autores se estruturaram em três modelos de desempenho de transporte: (i) eficiência, (ii) eficácia e (iii) eficácia geral. Existe uma diferenciação de cada conceito, o primeiro refere-se à relação do serviço de transporte produzido com os insumos empregados para tal (insumos considerados: consumo de combustível, extensão da linha, veículos, horas em serviço e número de viagens. O segundo conceito relaciona o serviço consumido com o serviço produzido (onde os insumos são:

Relacionados