Resenha mitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha:
“Mithos”

São Paulo/SP
Novembro/2011

Resenha

Trabalho apresentado à disciplina Filosofia, sobre o tema “Mithos”, ministrada pelo professor Como critério parcial de avaliaçãosemestral ao

São Paulo/SP
Novembro/2011
Ao buscar a fundo o real significado da palavra Mito, vemos que é exatamente a questão de acreditar em algum estereótipo de algo ou de alguém, que éaceito como verdadeiro por determinadas pessoas e fundamentado em hipóteses. Grande parte dos mitos que conhecemos, aprendemos na infância por meio de nossos familiares, sendo que todas essas informações,mesmo que sem fundamento científico, é transmitido desde muito tempo dentre as gerações, por isso que, na maioria das vezes, são tidos como verídicos.
O mito, utilizado pelas sociedades paraexpressarem seus paradoxos através de narração, fala e discurso, é uma situação que não ocorreu, um “fato” muito antigo, ou até mesmo uma tradição. Sua linguagem não é direta, por que sempre passa umamensagem a ser interpretada pelo ouvinte.
Também a antropologia interpreta os mitos para entender os pensamentos de uma sociedade, e os historiadores de religiões, teólogos e outros pesquisam o mito parachegar a uma hipótese de interpretação.Pois apesar de o mito ser uma mentira, ele tem um grande valor. Sobretudo por servir de estímulo ao direcionamento do pensamento e comportamento do ser humano aoconfrontar com a realidade.
O mito é o que serve de base à cultura mítica, onde ha presença cotidiana do sobrenatural, pouco dinamismo homogeneidade e submissão do homem aos deuses, na cultura míticao discurso é irracional e desprovido de lógica, no entanto para as pessoas que sustentavam o mito como discurso único e “petrificado”, o mito era sagrado, verdadeiro e paradigmático. Tal cultura,divergente da cultura ocidental dotada de racionalidade e de método científico, fez subsistir o discurso mitológico, em sua totalidade, até o século VIII a.c , quando surgiu a Polis e começaram a...
tracking img