RESENHA MISSISSIPE EM CHAMAS

496 palavras 2 páginas
O filme “mississipe em chamas” apresenta a historia de dois agentes do FBI que investigam a morte de três ativistas do direito Civil.
Já no inicio, aos que assistem, é revelado que na verdade os garotos foram assassinados por discordar e lutar contra a injustiça e perconceito, diante a constituição federal, cabe aos acontecidos iniciais dois insisos, conforme art 5º, III, IV da CF “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante” e “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.
Os agentes procuravam evidencias do desaparecimento, mas não encontravam nada, até que um morador distante, que residia perto de um pantano encontrou o carro dos jovens, descobrindo assim, a morte dos três, começa então, uma longa jornada atrás dos corpos.
Em meio a procura, a violencia contra os negros era assustadora, espacamento, tortura entre outras violencias, o que é condenado no brasil conforme o art 5º, XLII da CF “a pratica do racismo constitui crime inafiançavel e imprescritivel, sujeito a pena de reclusão, nos termos da lei”.
Presenciamos também, enquanto os agentes pedem depoimentos e procuram provas, o grupo da ku klux klan queimando as igrejas, onde os negros tentavam, de alguma forma, salvação divina, conforme art 5º, VIII, da CF “ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosofica ou politica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação lega a todos imposta e recusar-se a cumprir pretação alternativa, fixada em lei;”.
Em meio a tanta violencia a esposa do cherife de mississipe, não aguenta a pressão e também seduzida por um dos agentes, conta toda a veradade, inclusive onde estavam os corpos dos garotos.
Encontraram os corpos e após descobrir que a esposa contou toda a verdade para o FBI o cherife a espanca, conforme nosso ordenamento juridico, esse ato seria condenado também, conforme art 5º III da CF “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”.

Relacionados

  • Febre Amarela
    91069 palavras | 365 páginas
  • A JUDICIALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO
    87684 palavras | 351 páginas