Resenha miopia em marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Autor: Theodore Levitt
Título: Miopia em Marketing.
Fonte: Biblioteca da Universidade de Harvard.
Enfoque: Marketing, Produto, Cliente.

Idéia principal: O texto de Theodore Levitt, “Miopia emMarketing”, aborda com veemência as diferentes práticas de marketing. Usando como base o processo histórico, Levitt procura explicar, e sugerir, alternativas para as diferentes medidas tomadas porempresas e entidades para desenvolver seus serviços no mercado, esclarecendo as prioridades entre o produto e o cliente, e enfatizando a verdadeira intenção do marketing.

Levitt organiza sua obracitando fatos e ideias. Ele a inicia expondo a importância de uma boa administração, tendo que, é possível por em risco a sobrevivência de uma empresa, ou até de uma determinada prática casual, como é ocaso do transporte ferroviário citado no texto, caso não haja a devida atenção no que diz respeito a inovação. O autor diz que atividades no “setor de rápida expansão” podem passar por um processo deexpansionista, mas depois cair em decadência por motivos de falha administrativa.
Segundo ele esse fenômeno não é muito incomum, e ocorre por que a empresa em questão privilegia seu produto ao invés docliente. Com base nas ideias de Levitt isso aconteceu também com a indústria cinematográfica, onde as empresas doavam seus esforços e preocupações com as melhorias do seu produto específico, edeixava de lado as preferências de seus clientes, limitando assim seu mercado, e quase colocando em xeque sua existência com a chegada da televisão.
A ameaça de obsolescência é o que move o mercadoprodutivo. O produto, mesmo que inovador para determinado período, torna-se obsoleto a partir da criação de um novo produto melhor que o anterior. Isso faz com que as empresas nunca se confortem. Caso ocontrário estarão perdidas no mercado em meio a sua produtividade anacrônica, e involuntariamente extinguem-se.
Voltando ao assunto setores de rápida expansão, Levitt deixa claro que, revela um ciclo...
tracking img