Resenha Migração Na Panamazonia

1576 palavras 7 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊCIAS HUMANAS
CURSO DE BACHARELADO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

WENDESOM ALVES DE SOUZA

RESENHA CRÍTICA

MACAPÁ-AP
2014
Resenha Crítica
Aragón, Luis E. Introdução ao Estudo da Migração Internacional na Amazônia. Scielo Brasil-2011.
Luis Eduardo Aragón Vaca nasceu na Colômbia, porém é residente permanente no Brasil desde 1976. Possui graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Educação da Universidade Nacional da Colômbia (1970), mestrado e doutorado em Geografia da Michigan State University (1974 e 1978, respectivamente), pós-doutorado em estudos populacionais da Brown University (1984-1985) e em estudos latino-americanos da Universidade de Estocolmo (1992-1994), e cursos especiais em planejamento regional e gestão da cooperação internacional. Exerceu as funções de Secretário Executivo da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e de Coordenador da Assessoria Especial de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Tem experiência acadêmica principalmente nas áreas de Geografia humana, e cooperação internacional, atuando em temas como desenvolvimento sustentável, educação superior, população, meio ambiente e ciência e tecnologia da Amazônia continental, possuindo, assim, extensa produção bibliográfica nesses temas1. Suas principais obras são:
The Amazon as a Study Object: Building Regional Capacity for Sustainable Development. Stockholm: Institute of Latin American Studies/Stockholm University, 1994.
Ciência e educação superior na Amazônia: Desafios e oportunidades de cooperação internacional. Belém: UNAMAZ/NAEA, 2001.
Populações da Pan-Amazônia. Belém: NAEA, 2005.
População e meio ambiente na Pan-Amazônia. Belém: NAEA, 2007.
Migração Internacional na Pan-Amazônia. Belém: NAEA, 2009.
Aragón organiza o artigo “Introdução ao Estudo da Migração Internacional

Relacionados

  • importância da amazônia na geopolítica brasileira
    54609 palavras | 219 páginas