Resenha mentes que brilham (little man tate)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Mentes Que Brilham (Little Man Tate)

O objetivo deste trabalho é identificar e, a partir disto, descrever aspectos da educação inclusiva no filme Mentes que Brilham, produzido em 1991 comdireção de Jodie Foster. A análise será feita com foco em três personagens principais, que são: Fred (o garoto prodígio, com inteligência avançada representado por Adam Hann-Byrd), Dede (mãe dedicadae superprotetora, atuada por Jodie Foster) e Jane (intelectual professora, representada por Diane Wiest).

Mesmo não sendo um filme recente ele descreve uma historia atual e que se aproxima muito darealidade de vários alunos das nossas escolas públicas. Este filme retrata os problemas enfrentados por Fred (Adam Hann-Byrd) uma criança superdotada criada apenas pela mãe, com poucos recursosfinanceiros. O filme nos permite averiguar que as mudanças no comportamento emocional estão relacionadas diretamente com a interferência do meio ambiente em que a criança vive, tais como o receio com aexposição imprópria e exploração do potencial, a necessidade em ser aceito pelos demais, a preocupação da família entre outros.

A educação inclusiva tem por objetivo assegurar o processo deaprendizagem de cada aluno, independente de idade, condição social, etnia, sexo, deficiência ou qualquer outra situação. Pode-se considerar que a inclusão vai além do respeito às diferenças, ela busca umasociedade inspirada na diversidade, exatamente como nos os seres humanos somos.

Apesar do esforço da mãe de Fred em educá-lo como uma criança normal, ela não consegue o integrar num meio que facilmente,por preconceito, competição ou outros aspectos ligados ao ambiente acima mencionado, marginalizam aqueles que se mostram diferentes. Neste momento recorre a Jane, profissional que trabalha em umaescola de superdotados, que se deixa encantar pela inteligência e raciocínio tão apurados de Fred, chegando a pedir a guarda do menino para observá-lo por um verão e então escrever um livro. É neste...
tracking img