Resenha MELENDES, Adilson. PREJETO DSIGNE: Raio X do arquiteto. Edição 399, maio de 2013.

356 palavras 2 páginas
MELENDES, Adilson. PREJETO DSIGNE: Raio X do arquiteto. Edição 399, maio de 2013.
No primeiro semestre desse ano está previsto que o numero de profissionais registrados chegue a 200 mil, assim sendo o CAU buscou através de levantamento, identificar o perfil do arquiteto e urbanista no Brasil. De acordo com o recenciamento a região norte está o menor numero de profissionais e no sudeste o maior numero de registros isso se explica por questões de natureza econômica e histórica referente ao processo de urbanização.
De acordo com o levantamento do CAU/BR no fim de 2012 60,59% dos profissionais registrados eram mulheres, Até então não havia sido realizado levantamentos desse tipo, além da contagem numérica o sendo resultou em informações que permitem conhecer melhor os profissionais. Com relação aos que atua na área o resultado foi positivo sendo que 92,3% estão no mercado e cerca de 20% possuem empresas atuantes, o senso também apurou que cerca de 75,18% são microempresários com até cinco funcionários e também empregam outros arquitetos e urbanistas. Com reação a renda, 40% recebem entre três a oito salários mínimos, os que recebem até três salários ultrapassa os 50%.
Já o numero de profissionais que trabalham como docentes na área gira em torno de seis mil, sendo que a maioria deles se dividem entre carreia acadêmica e trabalho com projetos, e na avaliação da atuação dos arquitetos nas diferentes etapas de um projeto observa-se que uma boa parte dos que afirmam desenvolver projeto executivo não o fazem e outros atuam menos ainda na direção da obra, algo do qual foram afastados ao longo do tempo.
Ao usar a forma didática e simples de escrita o autor torna o tema mais interessante e agradável de ler, as informação foram mostradas de forma clara e eficiente seguindo a ordem adequada.
O texto e simples e didático de fácil entendimento e bastante informativo sendo indicado para estudantes da área e profissionais que tem curiosidade em saber a real situação da

Relacionados