Resenha: matrimônios, celibatos, estratégias e mercados: anotações sobre a etnologia de pierre bourdieu no béarn

1156 palavras 5 páginas
MEDEIROS, Nirson. Matrimônios, celibatos, estratégias e mercados: anotações sobre a etnologia de Pierre Bourdieu no Béarn. Artigo originalmente apresentado à disciplina Organização Social e Parentesco, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará.

Carlos de Matos Bandeira Junior

O artigo tem como temática a etnologia Pierre Bordieu e suas principais contribuições para a Sociologia e Antropologia. O texto inicia com abordagem histórica social e afloramento intelectual de Bordieu.
Segundo Nirson, Bordieu era filho de camponeses, nascido na cidade de Deguin, região do Béarn, em França. Sua origem social camponesa, somada à experiência enquanto militar na guerra de resistência à colonização da Argélia contra a França e à passagem por instituições educacionais como a Escola Normal Superior, influenciaram profundamente suas disposições intelectuais (BOURDIEU, 2005a).
Para demostrar os principais contributos do intelectual francês às ciências sociais, Nirson Medeiros se detém aos trabalhos realizados por Bordieu em sua região natal, como os artigos sobre Celibato e Condição Campesina (1962), seguido de As estratégias matrimoniais no sistema das estratégias de reprodução (1972) e Reprodução proibida (1989), retomados mais tarde na obra Obaile dos celibatários, publicada postumamente em 2002. (Nirson Medeiros, p.2).
Nestes trabalhos Bordieu postula importantes contribuições que ajudam a superar o método estruturalista colocado por Lévy Straus, principal pesquisador social da época.
Antes de deter-se a etnografia de Bordieu sobre o Matrimônios, celibatos, estratégias e mercados da sociedade bearnesa, Medeiros propõe uma introdução ao método de pesquisa, Teoria da Prática ou Praxiologia, proposto pelo autor francês.
Esta teoria rompe com o estruturalismo lévi-straussiano, porém segue a essa matriz. De acordo com Medeiros “dá um passo além em face deste, buscando reconstituir as relações entre as estruturas e as disposições

Relacionados