Resenha materialismo marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em Ideologia Alemã, Marx aponta para o fato de que para os filósofos alemães do século XIX as transformações da sociedade se originam somente no plano do pensamento e nunca alcançam arealidade concreta. Isto porque cada um deles, criticando a teoria hegeliana, adota um aspecto desta sem romper com a falsa noção, de que é o espírito humano, e não a atividade humana, o sujeito da história. Assim,para tais filósofos, as ideias adquirem autonomia e passam a subjugar o mundo, devendo o pensador substituir as ideias reinantes por outras que considere libertadoras e verdadeiras para transformar arealidade.
O chamado Materialismo Histórico é um tema de estudo da sociedade, da economia e da história, em que se tenta demonstrar que é na "exploração" que se encontra a forma mais essencial de seexplicar as relações entre os indivíduos (durante o feudalismo eram os servos os oprimidos pelos senhores, no capitalismo seria a classe operária pela burguesia). Para Marx, a história é um processode criação, satisfação, e recriação contínuas das necessidades humanas; é isso o que distingue o homem dos animais, cujas necessidades são fixas e imutáveis. Quando pretendemos estudar a evolução dasociedade humana, temos de partir do exame empírico dos processos reais, concretos, da vida social da existência humana.
No chamado Materialismo Dialético há uma contraposição e contradição de ideiasa fim de levar a outras ideias, assim o materialismo dialético seria a arte de dialogar, contrapor e contradizer a ideologia da sociedade (materialista segundo o marxismo) a fim de levar a novasdescobertas. Marx sempre utilizou o método dialético para explicar as mudanças ocorridas na humanidade. Ao estudar determinado fato histórico, ele procurava nos elementos contraditórios a resposta para atransformação de um novo fato. Ele identificou na História os seguintes estágios de desenvolvimento: o asiático, o escravista, o feudal e o burguês. Ou seja, dividiu a história em períodos conforme...
tracking img